Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Refeno larga com 95 barcos em Recife(PE)

Maior regata de oceano do país terá 300 milhas náuticas até Fernando de Noronha

28 set 2025 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários
Cabanga Iate Clube
Cabanga Iate Clube
Foto:

A 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno) largou do Marco Zero com 95 veleiros rumo às 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.

A partida ocorreu em cinco ondas a partir do meio-dia; na disputa pelo Fita Azul, Adrenalina Pura, Ohana28, Boto V e Maré XX saíram às 14h.

O Patoruzú não largou por problema no mastro; o Aliena teve falha no piloto automático; o Bahia Cat apresentou pane no motor; e o Maracatu encalhou em Serrambi.

“A Refeno cumpre o papel de fortalecer a vela oceânica com segurança de operação, regras claras e comprometimento dos clubes e autoridades”, afirmou Bayard Neto, comodoro da Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO).

A flotilha reúne barcos de 15 estados e quatro países: Rio de Janeiro (20), São Paulo (18) — incluindo o Pura Vida, com tripulação 100% feminina —, Bahia (14), Pernambuco (12), Santa Catarina (6), Rio Grande do Sul (4), Paraná (3), Sergipe (3), Espírito Santo (2), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1), além de San Salvador, Huyara e Intrepid (Argentina), Odara (Dinamarca) e Shamaness (Austrália).

O Adrenalina Pura, nonacampeão do Fita Azul e vencedor de 2024 (18h49m25), busca a 10ª marca histórica. “O vento está mais aberto e o mar, um pouco mais agitado, o que exige leitura de rota e atenção aos primeiros quilômetros; o foco de todos é chegar com segurança em Noronha”, disse Felipe Ferraz, velejador.

Criada em 1986 por iniciativa de Maurício Castro, a Refeno integra o calendário de vela oceânica e amplia ações sociais em Fernando de Noronha: atendimento veterinário (26/9 a 4/10, com NVA e UFRPE), saúde no Hospital São Lucas, orientação jurídica na Casa de Justiça e Cidadania e atividades na Creche Bem-me-quer e na Escola Estadual Fernando de Noronha.

A programação inclui a Refeninho, passeio ecológico com estudantes da Escola Arquipélago em barcos da regata, em parceria com ICMBio, Administração da Ilha, Marinha do Brasil e Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

"A Refeno é uma grande festa náutica, mas sobretudo um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo de Recife e do Arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos quase 100 barcos inscritos, inclusive um 100% com mulheres", destacou o Comodoro Altair Júnior. Desde 2008 que a Refeno não contava com 100 embarcações. 

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade