PUBLICIDADE

Recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum morre em acidente de carro

Atleta tinha 24 anos e em outubro do ano passado deixou sua marca na história do esporte ao quebrar o recorde mundial da maratona

11 fev 2024 - 23h48
(atualizado em 12/2/2024 às 01h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona
Queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona
Foto: Michael Reaves/Getty Images

O atual recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum, morreu aos 24 anos neste domingo, 11, em um acidente de carro com o seu técnico, o ruandês Garvais Hakizaman, em Kaptagat, no Quênia. O treinador também morreu na colisão.

O acidente ocorreu em uma região no extremo sudoeste do país, frequentemente usada como um local de treinamento para atletas especializados em corridas de resistência, conforme informações do jornal britânico Daily Mail.

Em outubro de 2023, o queniano Kiptum havia deixado sua marca na história do esporte ao vencer a tradicional maratona em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35. O feito não só lhe valeu a vitória, mas também quebrou o recorde mundial, que anteriormente era de seu compatriota Eliud Kipchoge. 

Essa foi a terceira maratona que Kiptum competiu em sua vida. Em sua estreia nas corridas de longa distância, ocorrida em 2022 na cidade de Valência, na Espanha, ele já havia registrado um tempo de 2 horas, 1 minuto e 53 segundos, que o colocou em terceiro lugar na lista  dos melhores tempos da história da maratona. 

Depois, ele participou da Maratona de Londres em 2023, onde completou a prova em 2 horas, 1 minuto e 25 segundos, segundo melhor de todos os tempos.

Nas redes sociais, Sebastian Coe, presidente da World Athletics, lamentou a morte do atleta. "Estamos chocados e profundamente tristes ao saber da perda devastadora de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Em nome de todo o Atletismo Mundial, enviamos as nossas mais profundas condolências às suas famílias, amigos, companheiros de equipe e à nação queniana", publicou. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade