Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Palmeiras inicia busca por tri e tetra inéditos da Libertadores para o Brasil

6 abr 2022 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários

O Palmeiras estreia na Copa Libertadores de 2022 nesta quarta-feira, quando visita o Deportivo Táchira pela primeira rodada do grupo A. Atual bicampeão, o Palestra busca o seu terceiro título seguido e o quarto no total, que representariam feitos inéditos para o futebol brasileiro.

A equipe nacional que chegou mais perto do tricampeonato consecutivo foi o São Paulo. Vencedor em 1992, o Tricolor Paulista, treinado por Telê Santana, também levantou o troféu no ano seguinte. Já em 1994, por muito pouco não conquistou a competição novamente: perdeu a final para o Vélez Sarsfield, em casa, nos pênaltis.

Além do time do Morumbi e do Palmeiras, outros três clubes brasileiros chegaram a duas finais de Libertadores em sequência: Santos, Cruzeiro e Grêmio. O próprio São Paulo, aliás, triunfou em 2005 e foi vice na edição seguinte, para o Internacional.

Campeão em 1962 e 1963, o Peixe caiu na semifinal de 1964, contra o Independiente. A Raposa, por sua vez, bateu o River Plate em 1976, mas foi vice do Boca Juniors na outra temporada - não disputou o torneio em 1978. Já o Tricolor Gaúcho superou o Peñarol em 1983 e perdeu a final de 84 para a equipe de Avellaneda - ficou de fora da edição de 1985.

Vale destacar, também, que o Palmeiras ganhou o seu primeiro título em 1999 após bater o Deportivo Cali-COL e foi vice para o Boca Juniors na edição subsequente. Já em 2001, acabou eliminado na semifinal, diante do mesmo adversário argentino.

Por fim, além dos títulos consecutivos, vale mencionar o número de troféus dos brasileiros no geral. Os já citados Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Santos estão empatados com três taças cada. Caso o Verdão de Abel Ferreira repita o desempenho das últimas edições, se tornará isoladamente o maior campeão nacional da Libertadores. Desta forma, ficaria empatado com Estudiantes e River Plate e permaneceria atrás de Peñarol (5), Boca Juniors (6) e Independiente (7).

O Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira, contra o Deportivo Táchira, em San Cristóbal, na Venezuela. A bola rola no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo às 21 horas (de Brasília). Emelec-EQU e Independiente Petrolero-BOL também integram o grupo A.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade