Palmeiras inicia mata-mata com elenco renovado e mira nova era vencedora
Com poucos remanescentes do último título estadual, Verdão aposta em reformulação para voltar a levantar taças em 2026
O Palmeiras começa neste sábado (21/2) a caminhada no mata-mata do Campeonato Paulista com um desafio que vai além do campo. Em busca da primeira taça da temporada, o clube tenta consolidar uma nova geração vencedora após uma profunda reformulação no elenco. Afinal, do grupo atual, apenas cinco jogadores já sabem o que é ser campeão pelo Verdão.
Do time que levantou o Estadual de 2024, seguem na Academia de Futebol apenas Marcelo Lomba, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez e Flaco López. Todo o restante daquele elenco multicampeão deixou o clube ao longo das últimas janelas.
Entre as saídas mais relevantes estão nomes históricos do ciclo recente, como Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Luan, Vanderlan e Caio Paulista. No meio-campo, também se despediram Gabriel Menino, Zé Rafael, Aníbal Moreno, Richard Ríos e Fabinho. Já no setor ofensivo, Raphael Veiga, Breno Lopes, Rony, Estêvão, Luis Guilherme, Lázaro e Endrick encerraram seus ciclos.
Dudu e Bruno Rodrigues até fizeram parte do elenco campeão, mas não foram relacionados para a final contra o Santos por lesão e, posteriormente, também deixaram o clube.
A reformulação do Palmeiras
Ao fim da temporada de 2024, marcada por desgaste e sinais de esgotamento do grupo, diretoria e comissão técnica chegaram ao consenso de que a reformulação era inevitável. O elenco que conquistou dez títulos sob o comando de Abel Ferreira precisava de novas energias.
O processo começou em 2025, com uma leva de contratações pensadas a médio e longo prazo. Chegaram jogadores como Carlos Miguel, Andreas Pereira, Paulinho e Vitor Roque, todos vistos internamente como pilares do futuro alviverde. Paralelamente, Allan foi promovido do sub-20 e rapidamente ganhou espaço entre os titulares.
Já no início de 2026, o Palmeiras voltou ao mercado para ajustes pontuais. O volante Marlon Freitas reforçou o meio-campo, enquanto Jhon Arias chegou para aumentar as opções ofensivas. O colombiano, inclusive, deve fazer sua estreia neste sábado, às 20h30, contra o Capivariano, na Arena Crefisa Barueri.
Assim, depois de "bater na trave" em 2025, com vice-campeonatos no Paulista, no Brasileirão e na Libertadores, o clube acredita que as frustrações recentes ajudaram a amadurecer o novo elenco.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.