Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Leila Pereira diz que pedirá a exclusão do Cerro Porteño da Libertadores após racismo contra Luighi

Clube Paraguaio pediu para seus torcedores evitarem 'cair em provocações que possam levar a esse tipo de comportamento'

7 mar 2025 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários
Leila Pereira diz que pedirá a exclusão do Cerro Porteño da Libertadores após racismo contra Luighi:

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, disse nesta sexta-feira, 7, que pedirá a exclusão do clube paraguaio Cerro Porteño da Libertadores, após o caso de racismo contra o jogador Luighi, na última quinta-feira, 6, durante confronto entre os dois clubes

“Nós lutaremos, sim, por punição extremamente séria para os criminosos e para os clubes, que são coniventes, a partir do momento que não tomam atitudes contra esse crime”, disse. 

Leila disse ter parabenizado o jogador "pela força, pela coragem" de expor a situação. "Falei com ele e com João Paulo que nós vamos chegar às últimas instâncias para que o Cerro Porteño e os racistas criminosos sejam punidos de forma exemplar. Vamos solicitar exclusão do Cerro da competição, porque não é a primeira vez que esse clube ataca os nossos atletas e torcedores", continuou. 

Leila Pereira diz que foi ignorada pela Conmebol após atos racistas contra Luighi
Leila Pereira diz que foi ignorada pela Conmebol após atos racistas contra Luighi
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

A presidente do Palmeiras lembrou de dois episódios de racismo envolvendo os dois clubes: um em 2022, quando torcedores do mesmo clube imitaram macacos para palmeirenses, e o outro em 2023, quando Bruno Tabata chegou ser suspenso por suposto episódio racista. Segundo Leila, o departamento jurídico do Palmeiras está trabalhando junto ao da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tomar medidas legais com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

No X (antigo Twitter), o Palmeiras se posicionou ainda na noite de quinta. "É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos. Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você!", diz a nota do clube.

A CBF também emitiu nota, em que afirma "repudiar a ofensa racista sofrida pelo atacante Luighi, do Palmeiras, no Paraguai. A entidade já acionou a Diretoria Jurídica e fará uma representação à Conmebol cobrando rigor nas punições". (leia abaixo na íntegra)

Luighi é atacante do Palmeiras e joga na categoria sub-20.
Luighi é atacante do Palmeiras e joga na categoria sub-20.
Foto: Reprodução

Também no X, a CONMEBOL disse "condenar categoricamente todos os atos de racismo ou discriminação de qualquer espécie" e afirmou que "serão implementadas medidas disciplinares apropriadas, que nos anos subsequentes serão validadas em consulta com especialistas da área". "A CONMEBOL rejeita categoricamente qualquer ato de racismo ou discriminação de qualquer espécie. Serão implementadas medidas disciplinares apropriadas e ações adicionais estão sendo avaliadas em consulta com especialistas no assunto", finaliza o texto.

O Certo Porteño também se manifestou, dizendo ter "repúdio total repúdio a todo tipo de atos de racismo, xenofobia e discriminação, ao mesmo tempo em que pedimos apoio a todos os jogadores de futebol e à própria sociedade para alcançarmos um futebol saudável e livre de atos que prejudicam e mancham a maior celebração do esporte".

"Em relação ao fato registrado no jogo Cerro Porteño x Palmeiras, pela Copa CONMEBOL Libertadores Sub 20, manifestamos que nenhuma provocação pode levar a este tipo de acontecimentos condenáveis. Nossa total solidariedade ao jogador Luighi. Reiteramos que desde nossa instituição condenamos veementemente todo tipo de comportamento discriminatório e comentários ofensivos em instalações esportivas, em todo o ambiente do futebol e da sociedade. Evitemos cair em provocações que possam levar a esse tipo de comportamento. Vamos cuidar da festa do futebol!", diz a nota do clube.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade