PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Jovens viram único ponto positivo em campanha do Palmeiras

8 dez 2014 - 07h53
(atualizado às 07h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha do Palmeiras no Campeonato Brasileiro foi pífia. O time fez apenas 40 pontos em 38 jogos e só se salvou do rebaixamento porque Bahia e Vitória perderam na última rodada. A temporada precisa ser esquecida, com exceção de uma coisa: as participações marcantes de jogadores revelados nas categorias de base do Palmeiras.

Crias da base palmeirense, Nathan e Victor Luis se abraçam
Crias da base palmeirense, Nathan e Victor Luis se abraçam
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images

Cinco deles foram titulares no jogo decisivo contra o Atlético-PR: João Pedro, Nathan, Victor Luis, Gabriel Dias e Renato. Nenhum deles brilhou. Mas evitaram o pior, pois mostraram que são melhores do que Wendel, Victorino, Juninho e Washington, atletas experientes que poderiam estar no lugar deles.

<p>Ao lado de Valdivia, Victor Luis e Gabriel Dias apareceram emocionados após jogo contra o Atlético-PR</p>
Ao lado de Valdivia, Victor Luis e Gabriel Dias apareceram emocionados após jogo contra o Atlético-PR
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Os garotos inclusive foram elogiados muitas vezes pelo capitão Valdivia: "tenho muito orgulho dos garotos que jogaram aqui. Eu já fui garoto e sei como é difícil. Mas eles tiveram vergonha sim. Tiveram medo também, mas aguentaram a pressão".

Além do bom futebol, o que chamou atenção em alguns jogadores foi emoção deles e até o amor ao time. Antes da bola rolar, Victor Luis foi visto beijando o escudo do clube, após rezar. Depois ele se juntou a seus companheiros de longa data, Nathan e Gabriel Dias, fazendo um último momento de concentração.

A participação desses jovens não se limitou a esse jogo, claro. Durante toda campanha, eles foram chamados de última hora para suprir as necessidades de um elenco extremamente limitado. Aos poucos conseguiram espaço e viraram titulares.

Nathan tem apenas 19 anos. Foi o melhor zagueiro do Palmeiras no ano, ainda que isso não diga muita coisa: Lúcio, Tobio e Victorino acumularam atuações pífias. Mas Nathan, de 1,88 m, é bom no jogo aéreo e tem boa velocidade. Tem pontos a melhorar, mas se estiver melhor acompanhado em 2015, será uma peça importante.

João Pedro é forte no apoio ofensivo
João Pedro é forte no apoio ofensivo
Foto: Matthew Stockman / Getty Images

Com apenas 18 anos, João Pedro superou a concorrência com o experiente Wendel, que sempre mostrou muita vontade, mas nenhuma eficiência. João é rápido e forte, com potencial para ter um belo futuro. Só precisa evoluir muito na defesa. Contra o Atlético-PR, por exemplo, a maioria das jogadas de perigo surgiram no lado em que ele deveria proteger.

Victor Luis foi o terceiro jogador do Palmeiras que mais atuou no Brasileiro, perdendo apenas para Henrique e Marcelo Oliveira. Com 21 anos, estava esquecido no time, mas de repente virou peça chave. É lateral esquerdo de origem, mas também foi útil como volante. É discreto e se destaca mais na defesa, ainda que tenha boa técnica e qualidade no chute.

Veja os gols de Palmeiras 1 x 1 Atlético-PR pelo Brasileiro:

Renato tem 22 anos e não surgiu nesta temporada. Tinha atuado em 2013, na Série B, mas só conseguiu se firmar no time titular agora. Tem qualidade no passe e sabe chegar na área. Fez falta quando esteve lesionado, já que o elenco do Palmeiras carece demais de bons volantes. Não tem nível para ser titular, mas deve ser um ótimo reserva para o time de 2015.

Gabriel Dias atuou bem menos que os citados acima. Foi titular em apenas quatro jogos. Mas na reta final mostrou qualidade até para ser volante. Tem 20 anos ainda e pode ser mais aproveitado.

O Palmeiras só não conseguiu revelar jovens para o setor ofensivo. O único do elenco era Patrick Vieira, que foi titular em apenas uma partida e tem 22 anos. Se quiser tirar uma lição desse péssimo ano, o Palmeiras deve entender que também precisa apoiar seus meias e atacantes da base para não passar tanto sufoco no futuro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade