Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Há 50 anos, Segunda Academia do Palmeiras conquistava o seu primeiro título

23 dez 2022 - 06h04
Compartilhar
Exibir comentários

Com uma história recheada de conquistas e ídolos marcantes, o Palmeiras comemora o aniversário de um título especial nesta sexta-feira. Há 50 anos, o Verdão conquistava o Campeonato Brasileiro de 1972, que ficou marcado por ser a primeira taça da Segunda Academia.

Foto: Reprodução / Gazeta Esportiva

No dia 23 de dezembro daquele ano, o Palmeiras ficou no empate em 0 a 0 com o Botafogo na decisão do torneio. Como era dono da melhor campanha da competição, o Verdão tinha a vantagem do empate na grande final e acabou como campeão brasileiro pela quinta vez em sua história.

Depois de uma geração marcante na década de 1960, o Palmeiras dava os primeiros passos da Segunda Academia, com o protagonismo de Ademir da Guia e Leivinha. Naquela campanha, também já se consolidavam nomes como César Maluco, Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Zeca, Edu Bala e Nei.

O Campeonato Brasileiro de 1972 foi disputado por 26 clubes, divididas na primeira fase em quatro grupos de sete ou oito equipes que jogaram todas contra todas em turno único. As quatro mais bem colocadas de cada grupo avançavam para a segunda fase.

Sem grandes dificuldades, o Palmeiras garantiu a sua vaga com 14 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas. Assim, na fase seguinte, a Segunda Academia caiu no Grupo B junto com América-RJ, Coritiba e São Paulo.

Apesar de uma derrota para o rival logo na primeira partida, o Palmeiras deu a volta por cima e se classificou para a semifinal com boas vitórias sobre o América-RJ e o Coritiba. Ainda foi necessário um tropeço são-paulino na última rodada para o Verdão assegurar a sua vaga.

Ainda assim, o Palmeiras chegou entre os semifinalistas com a melhor campanha e jogou pelo empate. Com isso, eliminou o Internacional depois de uma igualdade em 1 a 1. Na decisão, quase 60 mil pessoas compareceram ao Morumbi para acompanhar o título palmeirense, sacramentado após o empate sem gols com o Botafogo.

Naquela final, o Palmeiras tinha Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu (Zé Carlos, 28 do 2°) e Ademir da Guia; Edu Bala (Ronaldo, 25 do 2°), Madurga, Leivinha e Nei.

Ao fim do campeonato, o Palmeiras terminou com uma campanha de 16 vitórias, 10 empates e 4 derrotas em 30 jogos. Foram 46 gols marcados e 19 sofridos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade