Federação Paraguaia pede punições ao Palmeiras e torcedores por gestos racistas em jogo contra o Cerro
Clubes se enfrentaram na noite de quarta, 9, pela Libertadores
A APF pediu sanções severas ao Palmeiras após atos racistas contra torcedores e jogadores do Cerro Porteño no Allianz Parque durante jogo da Libertadores. O clube brasileiro prometeu identificar o responsável usando biometria facial e câmeras.
A Associação Paraguaia de Futebol (APF) pediu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) “sanções severas” ao Palmeiras e aos responsáveis por atos racistas contra torcedores e jogadores do Cerro Porteño em partida na noite da última quarta, 9, no Allianz Parque, pela segunda rodada da Copa Libertadores da América.
A manifestação aconteceu por meio de carta enviada a Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. O texto diz que a incitação de violência antes do confronto fez com que os visitantes tivessem que pedir apoio ao Consulado Paraguaio.
“Consideramos absolutamente inaceitável que esses eventos continuem acontecendo no futebol. Por isso, pedimos que se apliquem as sanções mais severas e exemplares ao Palmeiras por esses atos de racismo que atentam contra os valores do esporte. Como bem já mencionaram, esses atos são considerados crimes no Brasil e esperamos que esse criminoso seja identificado e que as sanções mais severas sejam aplicadas”, diz trecho da mensagem.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A entidade que comanda o futebol paraguaio também destacou que a denúncia feita por Ángel Romero “não geraram o mesmo nível de repúdio que o condenável ataque sofrido pelo jogador Luighi”.
Recentemente, em entrevista à Rádio ABC Cardinal, o jogador do Corinthians disse acreditar que o Brasil “é o País com mais racismo” e afirmou sofrer diariamente com o problema.
"Eu vivo isso diariamente, discriminação, preconceitos, todos os tipos de insulto contra meu país, minha nacionalidade”, disse o paraguaio na ocasião.
Mais cedo, o Palmeiras se manifestou sobre a gravação de um torcedor fazendo gestos racistas em direção aos paraguaios na partida pela Libertadores. Em nota, o Verdão reforçou a tolerância zero para condutas preconceituosas. Com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância para identificar o responsável, o torcedor foi identificado e o clube abriu um Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade).
O Palmeiras recebeu imagens que mostram um indivíduo fazendo gestos de cunho racista em direção a torcedores do Cerro Porteño durante o jogo de ontem e, com o auxílio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do Allianz Parque, já trabalha para identificá-lo. Tão… pic.twitter.com/3ySpU7X8lP
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 10, 2025
Por meio de nota, o Cerro lamentou os ataques sofridos pelos torcedores e informou ter denunciado aos órgãos disciplinares da Conmebol, à Secretaria Nacional de Esportes e ao Ministério de Relações Exteriores.
Comunicado Oficial. pic.twitter.com/9Ui629RTYD
— Club Cerro Porteño (@CCP1912oficial) April 10, 2025