Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Com F. Prass, Palmeiras volta ao mercado de goleiros após 18 anos

11 dez 2012 - 18h38
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O Palmeiras oficializou nesta terça-feira a contratação de Fernando Prass, 34 anos, goleiro oriundo do Vasco da Gama. O anúncio, se empolga boa parte da torcida para a temporada 2013, rompe com uma tradição do clube paulista: o de não contratar jogadores para vestir a camisa 1.

Desde Gato Fernandez, contratado junto ao Inter em 1994 (foto), Palmeiras jogava com goleiros da base
Desde Gato Fernandez, contratado junto ao Inter em 1994 (foto), Palmeiras jogava com goleiros da base
Foto: Gazeta Press

» Palmeiras 2002 ou Palmeiras 2012? Qual o menos pior entre os times rebaixados?

» Palmeiras inicia limpa no elenco; veja quem deixará o clube

Conhecido por sua formação de goleiros, o time alviverde não contratava um jogador para a posição desde 1994, quando tirou o paraguaio Roberto “Gato” Fernandez do Internacional. Na ocasião, Gato Fernandez vinha para disputar posição com Velloso e Sérgio, ambos promovidos ao time profissional entre o fim da década de 80 e o início da década de 90.

De acordo com o Almanaque do Palmeiras, obra de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, Gato Fernandez fez 35 jogos com a camisa do Palmeiras, sofrendo 22 gols. Ao todo, foram 24 vitórias e oito empates, com apenas três derrotas. Do Palestra Itália, Fernandez seguiu para o Cerro Porteño, onde se aposentou em 1997.

Desde então, a torcida palmeirense acompanhou apenas goleiros formados pelo próprio clube. Sérgio, que dividiu boa parte da temporada 1994 com Gato Fernandez, passou à reserva de Velloso, em meio a passagens por outros clubes. Velloso, por sua vez, foi titular até 1999, quando se machucou e deu lugar a Marcos.

Campeão da Copa Libertadores daquele ano, enquanto Velloso rumava para o Atlético-MG, Marcos só deixou os gramados no fim de 2011. Neste período, eventualmente cedia espaço para goleiros também formados no clube: Sérgio, Gilvan, Diego Cavalieri, Bruno e Deola.

Em 2012, com Marcos já aposentado, Bruno e Deola passaram a disputar a posição de titular – pior para o segundo, que foi emprestado ao Vitória. Melhor para Rafael Alemão, igualmente das categorias de base, que ganhou duas chances na reta final do Campeonato Brasileiro, sofrendo duas derrotas.

A apresentação de Fernando Prass no Palmeiras acontece nesta quinta-feira. Por enquanto, dois goleiros do clube estão na lista de negociáveis: Pegorari e Carlos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade