Com F. Prass, Palmeiras volta ao mercado de goleiros após 18 anos
O Palmeiras oficializou nesta terça-feira a contratação de Fernando Prass, 34 anos, goleiro oriundo do Vasco da Gama. O anúncio, se empolga boa parte da torcida para a temporada 2013, rompe com uma tradição do clube paulista: o de não contratar jogadores para vestir a camisa 1.
» Palmeiras 2002 ou Palmeiras 2012? Qual o menos pior entre os times rebaixados?
» Palmeiras inicia limpa no elenco; veja quem deixará o clube
Conhecido por sua formação de goleiros, o time alviverde não contratava um jogador para a posição desde 1994, quando tirou o paraguaio Roberto “Gato” Fernandez do Internacional. Na ocasião, Gato Fernandez vinha para disputar posição com Velloso e Sérgio, ambos promovidos ao time profissional entre o fim da década de 80 e o início da década de 90.
De acordo com o Almanaque do Palmeiras, obra de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, Gato Fernandez fez 35 jogos com a camisa do Palmeiras, sofrendo 22 gols. Ao todo, foram 24 vitórias e oito empates, com apenas três derrotas. Do Palestra Itália, Fernandez seguiu para o Cerro Porteño, onde se aposentou em 1997.
Desde então, a torcida palmeirense acompanhou apenas goleiros formados pelo próprio clube. Sérgio, que dividiu boa parte da temporada 1994 com Gato Fernandez, passou à reserva de Velloso, em meio a passagens por outros clubes. Velloso, por sua vez, foi titular até 1999, quando se machucou e deu lugar a Marcos.
Campeão da Copa Libertadores daquele ano, enquanto Velloso rumava para o Atlético-MG, Marcos só deixou os gramados no fim de 2011. Neste período, eventualmente cedia espaço para goleiros também formados no clube: Sérgio, Gilvan, Diego Cavalieri, Bruno e Deola.
Em 2012, com Marcos já aposentado, Bruno e Deola passaram a disputar a posição de titular – pior para o segundo, que foi emprestado ao Vitória. Melhor para Rafael Alemão, igualmente das categorias de base, que ganhou duas chances na reta final do Campeonato Brasileiro, sofrendo duas derrotas.
A apresentação de Fernando Prass no Palmeiras acontece nesta quinta-feira. Por enquanto, dois goleiros do clube estão na lista de negociáveis: Pegorari e Carlos.