Ouro nas Olimpíadas de Inverno, Lucas Braathen chega ao Brasil e é recebido pela namorada, Isadora Cruz
Atleta desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira, 25, e foi clicado trocando beijos e abraços com a atriz da Globo
O atleta Lucas Pinheiro Braathen, de 25 anos, chegou ao Brasil na manhã desta quarta-feira, 25, dias após a conquista da medalha do ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. Ele desembarcou no Aeroporto no Galeão, no Rio de Janeiro, e foi recebido pela namorada, a atriz Isadora Cruz, de 28 anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No aeroporto, os dois foram clicados trocando muitos abraços e beijos. Lucas namora a atriz que interpreta a Agrado Garcia, na novela Coração Acelerado, da TV Globo, desde junho do ano passado.
Nascido em Oslo, na Noruega, o esquiador carrega também o sobrenome Pinheiro, de sua mãe, a brasileira Alessandra, que o teve como fruto do relacionamento com o norueguês Björn Braathen, a quem conheceu em um voo para Miami na década de 1990.
A Noruega é uma potência dos esportes de inverno, e foi sob a bandeira do país nórdico que Lucas se tornou campeão do slalom na temporada 2023 da Copa do Mundo de Esqui Alpino, principal circuito internacional do gênero. Lá, e nos demais países onde o esqui é popular, o norueguês-brasileiro é uma estrela. Tal status, entretanto, não está acima de suas paixões, ligadas à cultura do Brasil e cultivadas durante os períodos que passou em São Paulo e Campinas com a família materna.
Lucas surpreendeu o mundo dos esportes de inverno quando, em outubro de 2023, poucos meses depois do título mundial, anunciou que estava se aposentando, em meio a desentendimentos com a Federação Norueguesa de Esqui por causa de direitos de imagem.
Cinco meses depois, ressurgiu com um novo anúncio: voltaria a competir no esqui alpino, mas agora representando o Brasil. Na Noruega, a notícia dividiu opiniões e foi assunto nos principais veículos do país, como os canais NRK, VG e TV2. Braathen, contudo, se apegou ao apoio recebido. Ao decidir retornar ao esqui, recebeu até dicas de Aksel Lund Svindal, esquiador norueguês multicampeão e dono de dois ouros olímpicos.
Apesar dos desentendimentos passados com a Federação Norueguesa, Braathen conseguiu a liberação da entidade, por meio de uma carta, para se filiar à Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).
Pinheiro é realmente uma estrela nos países nórdicos, onde o esqui é muito popular. Sua especialidade é o slalom. Em resumo, a modalidade consiste em completar uma descida desviando de 'portões' - espécie de bandeira erguida entre duas hastes - mais rápido que os adversários. No slalom gigante, prova que Braathen também disputa e já venceu etapas, o princípio é o mesmo, porém os 'portões' ficam mais distantes um do outro, o que torna as curvas maiores.
Desde que passou a representar o Brasil, subiu em oitos pódios em etapas de Copa do Mundo: um ouro, cinco pratas e dois bronzes. Na carreira, seis ouros, nove pratas e cinco bronzes. Durante o Mundial do ano passado, ficou aquém e terminou em 13º no slalom e 14º no slalom gigante. *(Com informações do Estadão Conteúdo).