PUBLICIDADE

MotoGP incha programação e anuncia calendário provisório de 21 etapas para 2022

Com a entrada de Indonésia e Finlândia e a etapa de Portugal se tornando fixa no calendário, a MotoGP tem previsto um calendário de 21 etapas para 2022

7 out 2021 07h27
| atualizado às 08h00
ver comentários
Publicidade
Calendário com 21 etapas foi divulgado pela FIM
Calendário com 21 etapas foi divulgado pela FIM
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

MOTO3 FLERTA COM TRAGÉDIA EM AUSTIN E ATÉ PILOTOS SUGEREM MUDANÇAS | GP às 10

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quinta-feira (7) o calendário provisório para a temporada 2022 da MotoGP. A programação conta com 21 etapas, com a introdução dos GPs da Indonésia e da Finlândia, e o GP de Portugal entrando como etapa fixa. Trata-se do mais extenso calendário do Mundial de Motovelocidade.

Desde o ano passado, as temporadas da MotoGP tiveram tamanho reduzido por causa da pandemia de Covid-19. Agora, porém, a organização considerou que era possível inchar o calendário, mas seguirá atenta ao desenrolar das infecções pelo novo coronavírus.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Circuito da Indonésia ainda depende da homologação (Foto: Divulgação)

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

"Todas as datas e eventos, assim como a presença de espectadores, estão sujeitas à evolução da pandemia e a aprovação dos governos e autoridades correspondentes", disse a MotoGP em nota à imprensa.

Como acontece tradicionalmente, a abertura está prevista com o GP do Catar, em 6 de março. Na sequência, o Mundial segue para a Indonésia, para debutar no circuito de Mandalika. A prova agendada para 20 de março, porém, ainda depende da homologação da pista. O traçado, aliás, deve receber o Mundial de Superbike ainda neste ano, em disputa agendada para 20 e 21 de novembro,

Depois, a programação prevê o retorno para a Argentina, visitada pela última vez em 2019. Recentemente, por sinal, Termas de Río Hondo renovou o contrato para receber o campeonato até 2025. O GP das Américas completa a visita ao continente, mas a realização da prova ainda não é uma certeza. Afinal, na semana passada os pilotos criticaram severamente as condições do asfalto e asseguraram que não voltariam se o circuito não fosse recapeado ao menos no trecho entre as curvas 2 e 10.

Em 24 de abril, o GP de Portugal abre a fase europeia da temporada. Espanha, França, Itália, Catalunha, Alemanha e Holanda vêm em sequência, com o GP da Finlândia agendado para 10 de julho. A prova no KymiRing foi cancelada nos últimos anos, mas o circuito tampouco conta com a homologação necessária.

Na sequência, o Mundial entra em férias, mas retoma as atividades em 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha. Áustria, San Marino e Aragão vem logo depois, com a fase asiática começando em 25 de setembro, com o GP do Japão. Depois, a caravana viaja à Tailândia e tira uma semana de folga antes de Austrália e Malásia. A Comunidade Valenciana mais uma vez será palco no encerramento da temporada, agendado para 6 de novembro.

Apesar de longa, a programação traz uma ausência: o GP do Brasil. A prova tinha sido confirmada para 2022 ainda em outubro de 2019 e estava prevista para acontecer no Autódromo de Deodoro, no Rio de Janeiro. O circuito, que conseguiu um contrato até 2026 com a Dorna, promotora do Mundial, contudo, sequer existe.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 24 de outubro para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

MotoGP 2022, Calendário provisório:

DATA ETAPA LOCAL
6/3 GP do Catar¹ Losail
20/3 GP da Indonésia Mandalika
3/4 GP da Argentina Termas de Río Hondo
10/4 GP das Américas Austin
24/4 GP de Portugal Portimão
1/5 GP da Espanha Jerez
15/5 GP da França Le Mans
29/5 GP da Itália Mugello
5/6 GP da Catalunha Barcelona
19/6 GP da Alemanha Sachsenring
26/6 GP da Holanda Assen
10/7 GP da Finlândia KymiRing
7/8 GP da Grã-Bretanha Silverstone
21/8 GP da Áustria Red Bull Ring
4/9 GP de San Marino Misano
18/9 GP de Aragão MotorLand
25/9 GP do Japão Motegi
2/10 GP da Tailândia Buriram
16/10 GP da Austrália Phillip Island
23/10 GP da Malásia Sepang
6/11 GP da Comunidade Valenciana Valência

TRAGÉDIAS NO MOTOCICLISMO PRECISAM GERAR REFLEXÕES | GP às 10

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade