Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Publicidade

MotoGP: Bagnaia faz avaliação do GP da Áustria e admite “Eles chegaram mais perto de mim”

Italiano terminou em sexto lugar, mas não vê evolução suficiente para reduzir a diferença para os companheiros da Ducati

22 set 2026 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: MotoGP

Pecco Bagnaia terminou o GP da Áustria com uma avaliação cautelosa sobre o desempenho da Ducati. Apesar de ter mostrado um ritmo mais competitivo durante o fim de semana no Red Bull Ring, o italiano não acredita que tenha conseguido diminuir a diferença para seus companheiros de marca.

Bagnaia largou da sétima posição e terminou a corrida originalmente no sétimo lugar. Após a punição aplicada a Fermín Aldeguer depois da prova, o piloto da Ducati foi promovido para a sexta colocação. Ele terminou pouco atrás de Marc Márquez, que ficou em quinto, mas não considera que o resultado represente uma aproximação real em relação aos demais pilotos da Ducati. 

“É difícil dizer”, afirmou Bagnaia ao avaliar o fim de semana.

“Mas vamos ver, porque acho que hoje percebemos uma perda em relação aos anos anteriores: estamos perdendo velocidade na entrada, velocidade de contorno e, principalmente, na primeira fase da retomada, quando não conseguimos obter uma boa tração.”

Segundo o italiano, o que aconteceu foi mais uma aproximação dos outros pilotos ao seu desempenho do que uma redução da diferença provocada por uma evolução significativa de sua própria performance.

“Mas, mais do que eu ter me aproximado das outras Ducatis, foram elas que se aproximaram de mim porque no fim eu estava em sétimo, oitavo. Nas outras corridas, eu também estive perto de conseguir isso."

“Esta é uma pista em que você consegue tirar bastante a moto do chão, geralmente é onde eu perco um pouco menos.”

A comparação com os dados de temporadas anteriores reforçou essa percepção. Bagnaia afirmou que analisou informações antigas e identificou uma diferença importante justamente nas fases de entrada e saída das curvas. Em anos anteriores, os pilotos da Ducati conseguiam carregar mais velocidade para dentro das curvas e obter uma tração melhor na saída.

“Mas, de qualquer forma, para o bem ou para o mal, todos nós demos o nosso máximo.

“Eu não esperava que a Ducati tivesse tantas dificuldades, mas esperava que a KTM e a Aprilia fossem tão fortes, porque a Aprilia já era forte no ano passado, e a KTM, que decidiu mudanças no motor desde Aragão, deu um grande passo à frente, e o Pedro está pilotando muito bem.”

Apesar das dificuldades, Bagnaia reconheceu o trabalho realizado pela equipe durante o fim de semana. O italiano também afirmou que esperava um desempenho forte da KTM e da Aprilia no circuito austríaco. Para ele, a evolução da KTM e a força que a Aprilia já havia demonstrado na temporada anterior ajudaram a explicar o cenário encontrado pela Ducati.

Outro problema enfrentado por Bagnaia durante a corrida foi relacionado ao freio dianteiro. O italiano revelou que teve uma situação semelhante à de Marc Márquez, com a alavanca do freio chegando muito próxima de sua mão em três momentos da prova.

“Sim... ela [a alavanca] chegou muito perto de mim. Em três ocasiões, chegou a encostar na minha mão e eu tive que empurrá-la para longe.”

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra