Matheusinho, do Sport, entra na mira de equipe estrangeira que disputou a Copa do Mundo de Clubes
O atacante Matheusinho, do Sport, entrou na mira do Mamelodi Sundowns, da África do Sul. Embora defenda atualmente o Leão da Ilha, o jogador tem vínculo com o Santa Clara, de Portugal.
O atacante Matheusinho, do Sport, entrou na mira do Mamelodi Sundowns, da África do Sul. Embora defenda atualmente o Leão da Ilha, o jogador tem vínculo com o Santa Clara, de Portugal. Segundo o perfil Transferências 24h, que revelou a informação, o clube sul-africano apresentou uma proposta de 1,5 milhão de euros, cerca de R$ 9,5 milhões, pelo atleta.
Apesar da investida, o Sport não tem obrigação contratual e tampouco pretende liberar o jogador neste momento. Assim, Matheusinho deve continuar defendendo a equipe rubro-negra na Ilha do Retiro. O atacante chegou ao Sport em meados de julho, com o objetivo de reforçar o elenco no processo de recuperação na Série A.
Recentemente, a equipe sul-africana disputou a Copa do Mundo de Clubes da Fifa pelo mesmo grupo que Fluminense, Borússia Dortmund e Ulsan Hyunday. Apesar de não conseguir se classificar para o mata-mata, o Mamelodi Sundowns somou quatro pontos.
Sport na Série A
O Sport vive um dos piores momentos de sua história no Campeonato Brasileiro. Após a 22ª rodada da Série A, o Leão da Ilha segue como lanterna da competição e se torna o clube que permaneceu por mais tempo na última colocação no formato de pontos corridos. Desde a 3ª rodada, o time ocupa a 20ª posição, somando 19 rodadas seguidas no fim da tabela.
Nunca antes uma equipe havia se mantido tanto tempo em último lugar neste recorte. Os recordistas anteriores eram o Goiás, em 2020, e o Náutico, em 2013, que amargaram a lanterna por 17 rodadas, segundo levantamento do Gato Mestre.
Na comparação, o Náutico terminou 2013 na última posição com apenas 20 pontos, 15 a menos que a Ponte Preta, penúltima colocada. Já o Goiás, em 2020, encerrou a competição em 18º lugar, com 37 pontos, quatro atrás do Fortaleza, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
O cenário atual preocupa ainda mais porque o Sport possui apenas 10 pontos, mesma pontuação que o Náutico tinha na 22ª rodada de 2013. A diferença é que o Leão disputou somente 20 jogos, com duas partidas atrasadas contra Flamengo e Atlético-MG ainda sem data definida.
O histórico também pesa contra os pernambucanos. Em 2013, o Náutico terminou como o time que mais vezes fechou uma edição na lanterna, em 33 rodadas.
Chapecoense (2021) e Atlético-GO (2017) vêm em seguida, com 32 rodadas cada. O América-MG (2016) e o América-RN (2007) completam a lista com 30 rodadas na última posição.
Atualmente, o Sport soma mais de um turno inteiro sem conseguir sair da última posição e se isola como protagonista de uma campanha marcada por números negativos no Brasileirão 2025.