O fim do Strikeforce, sacramentado na madrugada deste domingo, realmente vai agitar o Ultimate Fighting Championship (UFC). Isso ficou claro nesta terça-feira, quando a maior organização de MMA do mundo confirmou dois importantes combates que vão acontecer no UFC on FOX 7, no dia 20 de abril. Os dois combates envolvem ex-campeões do Strikeforce que chegam com moral para enfrentar os principais nomes do Ultimate. Uma das lutas inclusive valerá o cinturão dos pesos leves.
Ben Henderson dominou Nate Diaz e defendeu pela segunda vez o cinturão dos leves do UFC
Com duas defesas de título bem-sucedidas, o americano Ben Henderson é o atual dono do cinturão entre os leves. Agora ele terá pela frente o seu compatriota Gilbert Melendez, que já tinha defendido quatro vezes o título do Strikeforce e sempre foi apontado como um dos melhores atletas desta categoria. Eles farão o principal combate do UFC on FOX 7, que acontecerá em San Jose, nos Estados Unidos.
Já a segunda luta confirmada nesta terça-feira começou a ser especulada no octógono do Strikeforce. Após vencer facilmente Dion Staring, Daniel Cormier pediu para enfrentar Frank Mir, em outro combate de americanos, e foi atendido. Cormier chegará invicto ao UFC, com onze lutas na carreira até agora. Ele cogita descer para a categoria dos pesos meio-pesados, principalmente se for enfrentar o campeão Jon Jones, mas por enquanto lutará entre os pesados - Mir inclusive disputou o cinturão desta categoria recentemente, mas perdeu para Junior Cigano.
O americano Jon Jones foi o grande astro do World MMA Awards 2012, principal premiação do mundo das artes marciais mistas. "Bones" levou o prêmio de lutador do ano, troféu mais cobiçado da noite, e confirmou seu status de sensação do UFC. Confira os outros prêmios:
Foto: Getty Images
Nocaute do ano: Edson Barboza contra Terry Etim, no UFC 142. O brasileiro aplicou um chute giratório para encerrar o combate
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Finalização do ano e virada do ano: Frank Mir contra Rodrigo Minotauro, no UFC 140. Após quase ser nocauteado pelo brasileiro, o americano quebrou o braço do rival com uma kimura
Foto: AP
Lutadora feminina do ano: Ronda Rousey
Foto: Getty Images
Luta do ano: Joe Lauzon contra Jamie Varner, no UFC on Fox 4
Foto: Getty Images
Revelação do ano: Chris Weidman
Foto: AP
Lutador internacional do ano: Michael Bisping (Inglaterra)
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Ring girl do ano: Brittney Palmer
Foto: Getty Images
Líder do ano: Dana White, presidente do UFC
Foto: Getty Images
Personalidade do ano: Joe Rogan, comentarista do UFC
Foto: Mauro Pimentel / Terra
Treinador do ano: Rafael Cordeiro
Foto: Getty Images
Árbitro do ano: Herb Dean. Outros premiados foram Sherdog.com (canal de mídia do ano), Pretorian (melhor equipamento), Ariel Helwani (jornalista do ano), Cesar Gracie Jiu-Jitsu (academia do ano), UFC (melhor evento), Bad Boy (melhor marca de roupa de passeio) e Clinch Gear (melhor marca de roupa técnica)