Rio de Janeiro, Uberlândia e Barueri receberão UFC em 2014
Satisfeito com os eventos realizados no Brasil, o UFC já tem mais quatro datas marcadas para a maior competição de MMA do mundo no País. Além de Brasília, que acontecerá no dia 13 de setembro, único confirmado oficialmente pela organização, Rio de Janeiro, Uberlândia e Barueri receberão outras edições até o fim de 2014.
As informações apuradas pelo Terra vêm de encontro com o discurso da CEO do UFC no Brasil, Grace Tourinho, durante entrevista coletiva do TUF 3, quando anunciou a quantidade de eventos para o País em 2014. "Temos feito muitos eventos no País e estamos sempre tentando levar para uma nova cidade. No Rio e em São Paulo estaremos sempre presentes”.
O primeiro deles deve ser palco do UFC 179 e acontecerá no dia 25 de outubro, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Co-proprietário do UFC, Lorenzo Fertitta, inclusive, afirmou em entrevista ao canal FOX Sports, dos Estados Unidos, que a organização já tem uma data agendada para a cidade, e o evento pode ter como luta principal a revanche entre José Aldo e Chad Mendes, combate que teve que ser adiado por conta da lesão do brasileiro semanas antes do UFC 176.
Essa será a quinta edição do torneio na cidade carioca, a primeira no ginásio. As outras quatro foram realizadas no HSBC Arena, todas com disputa de cinturão em jogo. Em 2011, Anderson Silva venceu Yushin Okami. Em 2012, José Aldo superou Chad Mendes, e o “Spider” nocauteou Stephan Bonnar. No ano passado, Aldo teve outra oportunidade e manteve o título da categoria contra Chan Sung Jung, o “Zumbi Coreano”.
Uberlândia era um sonho antigo do UFC. Desde o final de 2013, Marshall Zelaznik, diretor de Desenvolvimento Internacional da marca, já demonstrava interesse em organizar um evento na cidade mineira. O desejo será realizado no dia 8 de novembro, no Ginásio Municipal Tancredo Neves, o Sabiazinho, com capacidade total para oito mil pessoas.
Essa será a terceira edição do UFC em Minas Gerais. A capital do estado já recebeu outros dois, ambos no Mineirinho. O primeiro, em 2012, abrigou a final do The Ultimate Fighter Brasil entre Wanderlei Silva e Rich Franklin. A última, em 2013, contou com o nocaute de Glover Teixeira sobre Ryan Bader na principal luta da noite.
O evento em Barueri fechará não só a lista de eventos no Brasil, como também deve ser o último do UFC em 2014. A cidade, que já sediou uma edição em outubro de 2013, quando Demian Maia perdeu para Jake Shields, terá um repeteco no dia 20 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, com capacidade para pouco mais de cinco mil torcedores.
O País já teve três eventos do UFC neste ano. Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, recebeu Machida x Mousasi; Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco da revanche entre Shogun e Dan Henderson; e São Paulo recebeu a final do The Ultimate Fighter Brasil 3, realizada no Ginásio do Ibirapuera.