PUBLICIDADE

Lutas

"Incrédulos", cubanos dizem que pugilista errou tática contra brasileiro

9 ago 2012 - 06h35
(atualizado às 07h00)
Compartilhar

A derrota do cubano Julio La Cruz Peraza, campeão mundial e dos Jogos Pa-Americanos em 2011 na categoria até 81 kg (meio-pesados), para o brasileiro Yamaguchi Falcão nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres repercutiu em Cuba. Jornais do país caribenho afirmaram que a tática do pugilista foi errada e que ele não mostrou o seu melhor jogo durante a luta.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O site do Diario Gramma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, escreveu que Julio "já havia ganhado do brasileiro algumas vezes" e que "perdeu sua luta tática e não definiu as ações desde que o gongo soou". O periódico ainda analisou que Falcão utilizou o aprendizado da derrota para Cruz no Pan de Guadalajara para conquistar a vitória.

Outro jornal cubano, o Juventud Rebelde, que pertence à organização juvenil do Partido Comunista, afirmou que Peraza "não se mostrou como tradicionalmente faz" e apontou que "hoje (quarta-feira) aconteceu a grande surpresa dos Jogos Olímpicos".

O diário também criticou a tática do cubano, avaliando que o cubano "não estava no ringue com a sua agressividade tradicional eficaz e defesa". A publicação ainda apontou que "o brasileiro Yamaguchi Falcão não tinha mostrado grandes coisas nos Jogos até ganhar o duelo de sua vida".

O Juventud Rebelde ainda considerou que o panorama desfavorável a Peraza deixou os cubanos "incrédulos": "todos tentamos explicar o ocorrido, porém nada disso serviria para mudar o destino de quem parecia o homem proa do navio cubano".

O Diario Gramma ainda lembrou que Cuba conquistou quatro medalhas de prata e quatro de bronze em Pequim 2008, mas nenhum ouro e, por isso, ainda está em busca de uma medalha dourada. Em Atenas 2004, Cuba foi o país que mais conquistou ouros no boxe, com cinco no total.

Na semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro Yamaguchi Falcão enfrenta o russo Egor Mekhontcev nesta sexta-feira, às 18h (de Brasília). Quem vencer luta pela medalha de ouro contra o ganhador do combate entre o cazaque Adilbek Niyazymbetov e o ucraniano Oleksandr Gvozdyk.

Yamaguchi Falcão venceu cubano e garantiu ao menos a medalha de bronze para o Brasil
Yamaguchi Falcão venceu cubano e garantiu ao menos a medalha de bronze para o Brasil
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade