0

Filipe Otheguy conquista bronze inédito na pelota basca, em Lima

Brasileiro, nascido na Espanha, venceu o boliviano Josias Bazo por 2 a 0

9 ago 2019
13h14
  • separator
  • 0
  • comentários

O brasileiro Filipe Otheguy conquistou o bronze na pelota basca, nesta sexta-feira, nos Jogos Pan-Americanos, em Lima. A inesperada medalha, em um esporte pouco conhecido no Brasil, veio após vitória por 2 a 0, parciais de 10-6 e 10-3, sobre o boliviano Josias Bazo, em 42 minutos de jogo.

Filipe Otheguy conquista medalha inédita para o Brasil. (Washington Alves/COB)
Filipe Otheguy conquista medalha inédita para o Brasil. (Washington Alves/COB)
Foto: Lance!

Filipe Otheguy é o primeiro brasileiro a participar da modalidade em Jogos. A pelota basca é um esporte jogado com as mãos em que os atletas precisam acertar a bola contra uma parede, muito popular na Espanha, criado no País Basco, terra onde o atleta nasceu. Filho de um basco com uma brasileira, o medalhista de bronze ainda não fala a português fluentemente, mas disse que vai aprender o idioma e se sentiu emocionado em poder defender o Brasil na competição.

- Não falo muito português. Eu vou melhorar! Nunca visitei o Brasil. Um dia eu vou. Quero conhecer a família da minha mãe. Ela é de Várzea Alegre, lá do Ceará. Ela ficou muito feliz (quando disse que defenderia o Brasil), quase chorando. Ficou muito contente. Todos os dias ela me chama para saber como foi. Estou muito contente. É uma coisa incrível representar o Brasil. É a primeira vez em que a pelota basca faz parte do Comitê Olímpico Brasileiro. É incrível. - disse ao Olimpíada Todo Dia.

Com a medalha de Filipe Otheguy, o Brasil chegou a 52 bronzes, em Lima. O país também conquistou 36 ouros, 29 pratas e 117 no total. Os Estados Unidos lideram e o Canadá fecha o pódio.

Veja também:

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade