PUBLICIDADE

LANCE!

Fifa determina que Barça pague 2 milhões de euros ao Santos

Dois dias depois de negar demanda do Peixe, entidade máxima do futebol condenou um dos maiores clubes do mundo pela compra de Neymar

13 jul 2017 - 17h15
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Como de costume, a Fifa não divulga os motivos de suas decisões e um dia após a primeira decisão sobre a disputa Santos x Barcelona, divulgou outro veredito. Desta vez, o Peixe saiu beneficiado, já que o clube catalão foi condenado a pagar 2 milhões de euros (R$ 7,3 milhões).

Neymar está em litígio com o Santos (Foto: Pau Barrena / AFP)
Neymar está em litígio com o Santos (Foto: Pau Barrena / AFP)
Foto: Lance!

A pena é referente à compra de Neymar, em 2013. As reclamações do Santos são diversas, e incluem queixas sobre o acerto ter ocorrido em 2011, o que infringe o regulamento de transferências da Fifa até o valor declarado pelos espanhóis.

A possível hipótese é de que o valor seja relacionado a uma das cláusulas da venda do craque que exigiam um pagamento caso Neymar fosse um dos três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo.

O valor será depositado em juízo, já que o Barcelona pode recorrer, assim como o próprio Peixe, que promete ir a fundo no caso.

"No dia 27 de maio de 2015, Santos Futebol Clube requereu o início de uma demanda arbitral diante da FIFA contra o Futebol Club Barcelona (FCB) e outros (conjuntamente indicados como Demandados), cujo objeto era a transferência do jogador Neymar Jr ao FCB. Hoje, a FIFA comunicou sua decisão que julgou procedente em parte a arbitragem. De acordo com a decisão do árbitro único, o FCB foi condenado a pagar ao SFC o valor de dois milhões de euros, mais juros de 5% ao ano desde 31 de maio de 2015.

A FIFA comunica apenas o resultado final. Por isso não conhecem os fundamentos jurídicos que o tenham justificado. Entretanto, em que pese o fato de a demanda arbitral ter sido julgada procedente em parte, SFC considera que os argumentos apresentados à FIFA são sólidos e suficientes para uma indenização de valor maior do que a condenação já estabelecida contra o FCB.

Assim, SFC tem a convicção sobre seus direitos e tem provas mais do que suficientes das graves violações perpetradas pelos Demandados. Nesse sentido, em sua decisão de 4 de maio de 2017, o juiz espanhol - Juez de Instrucción Central de España del Procedimiento Abreviado Penal No. 62/2015 -, considerou que os Demandados "descumpriram" contumazmente as normas da FIFA. Em consequência, SFC recorrerá ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Zurich, que é a instância superior às decisões da FIFA, para que o TAS resolva as questões em litígio e o SFC confia em obter uma decisão ainda mais favorável no TAS.", escreveu o Santos em nota.

Veja também

Douglas se diz orgulhoso de virar exemplo para meninos de sua comunidade; assista:
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade