0

Em contagem regressiva! Veja Estaduais que ainda vão iniciar

Enquanto os grandes centros da bola já contam com novidades, têm competições nas quais torcedores ainda nem sabem em qual dia a bola vai rolar. Saiba os detalhes!

21 jan 2019
12h38
atualizado às 15h41
  • separator
  • comentários

Os grandes centros do futebol brasileiro já apresentaram as primeiras novidades de 2019. A corrida pelo título estadual é o primeiro passo para acirrar a rivalidade e comprovar que seu time tem bala na agulha.

No entanto, em alguns lugares, o compasso ainda é de espera. Saiba quais são estes estados em que torcedores ainda vão ter de esperar um pouco mais para ver as novidades de seus times de coração em campo e, de quebra, saiba alguns recantos nos quais equipes já estão em ação há algum tempo.

CAMPEONATO CANDANGO - 26 de janeiro

Wagner Diniz, Jobson e Loco Abreu: veteranos que estarão em campo em breve
Wagner Diniz, Jobson e Loco Abreu: veteranos que estarão em campo em breve
Foto: Lance!

Lúcio é um dos veteranos do Candangão (Divulgação)

O Campeonato Candango dará seu pontapé inicial apenas neste sábado. A competição, que tem 12 clubes, trará jogadores andarilhos pelos gramados de Brasília. Somente o Brasiliense contará com três jogadores rodados: além do pentacampeão Lúcio, estarão em campo Antônio Carlos e Jobson. A equipe entra em campo contra o Santa Maria na sua estreia.

Já o Gama, que estreia contra o Bolamense, depositará suas fichas no atacante Nunes, que tem passagens por Santo André e Vasco, e no zagueiro Emerson, que atuou pelo Botafogo e pelo Atlético-MG. A competição ainda terá seus clubes forasteiros: os goianos Luziânia e Formosa, além do mineiro Paracatu, que disputam o Candangão por serem do entorno do Distrito Federal.

CAMPEONATO CAPIXABA - 31 de janeiro

Loco Abreu será a estrela do Rio Branco no Capixaba (Foto: Thiago Félix / Rio Branco)

Já no Campeonato Capixaba, que conta com dez times, a bola começa a rolar no dia 31 de janeiro, com o duelo entre Estrela e Castelo. Porém, o estado já pulsa expectativa devido à presença de Loco Abreu.

O atacante tende a estar em campo já na estreia do seu novo clube, o Rio Branco, que, mesmo voltando à elite, saltou para o posto de favorito. O capa-preta mede forças com o Rio Branco-VN na estreia. O atual campeão, Serra, encara o Real Noroeste na estreia, em uma reedição da final do ano anterior.

CAMPEONATO AMAZONENSE - 2 de fevereiro

Lateral-direito volta ao Rolo Compressor, onde jogou em 2017 (Foto: Antonio Assis / FAF

O Campeonato Amazonense ainda demorará duas semanas para dar seu pontapé inicial. A competição contará com oito equipes, e tem como favoritos o atual campeão Manaus e Fast Clube.

O Rolo Compressor conta com a volta de um veterano bem conhecido das torcidas. Após passagens por Vasco, Athletico-PR e São Paulo, Wagner Diniz volta ao clube amazonense.

CAMPEONATO RONDONIENSE - 2 de fevereiro

Real Ariquemes venceu o Estadual de 2018 (Foto: Reprodução)

No Campeonato Rondoniense, a bola também começa a rolar em 2 de fevereiro. A edição de 2019 (na qual o Real Ariquemes busca mais um título) conta com novidades.

Haverá a primeira participação profissional tanto do Guaporé quanto do Porto Velho. Além disto, o União Cacoalense, que foi campeão em 2003 e 2004, retoma suas atividades, esticando o Estadual para dez clubes.

CAMPEONATO RORAIMENSE - 9 de março

São Raimundo foi campeão roraimense de 2018 (Foto: Reprodução)

Já no Campeonato Roraimense, o torcedor terá de esperar um pouco mais para dar o grito de "é campeão". Em assembleia entre clubes e a FRF, a data confirmada foi para o início em 9 de março.

Contudo, até o momento, sete clubes confirmaram sua presença. A Federação ainda não sabe se Real e Progresso disputará o Estadual, o que impede a definição das tabelas da competição. O São Raimundo é o atual campeão

CAMPEONATO TOCANTINENSE - 31 de março

Palmas venceu o Estadual de 2018 (Divulgação)

O mistério também ronda o Campeonato Tocantinense. Marcada para ter início no dia 31 de março, a competição tem originalmente dez clubes. No entanto, há risco de o número reduzir: o Araguaína, sem presidente, pode desistir da disputa.

O Palmas, atual campeão, já apresentou seu elenco.

CAMPEONATO AMAPAENSE - a definir

Ypiranga-AP quebrou hegemonia do Santos em 2018 (Foto: Reprodução)

O impasse também é a tônica do Campeonato Amapaense. Inicialmente, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) marcou a competição para abril. No entanto, os clubes desejam que o Estadual ocorra apenas no segundo semestre. A data corre risco de ser mudada se não houver um mínimo de quatro equipes para o primeiro semestre.

Este ano será marcado como o primeiro Amapazão após a criação da Associação dos Clubes de Futebol Profissional do Amapá (Aclup). A associação, que traz Independente, Macapá, Oratório, Santana, Santos-AP, São Paulo-AP, Trem e Ypiranga, só não conta com o São José-AP.

OS CONTRASTES DOS ESTADUAIS

CAMPEONATO CARIOCA COMEÇOU EM DEZEMBRO

Americano passou na Seletiva do Carioca (Foto: Agência FFERJ)

O Carioca foi o primeiro Estadual de 2019 a começar. A primeira fase da competição (conhecida como Seletiva) deu seu primeiro passo ainda em 22 de dezembro de 2018.

Contando com dois clubes recém-promovidos à elite e outros quatro que disputaram a Série A do ano passado, a Seletiva credenciava duas equipes para a disputa da Taça Guanabara e Taça Rio deste ano. Resende e Americano passaram.

CEARENSE INICIA DIA 5... MAS NÃO PARA TODOS!

Magno Alves: andarilho está no Floresta (Instagram / Floresta EC)

Logo no dia 5 de janeiro, a bola começou a rolar para o Campeonato Cearense. Bom, ao menos para alguns participantes. A primeira fase tem oito times, deixando de fora os favoritos Ceará e Fortaleza.

O mais cotado era o Ferroviário, que chega como campeão da Série D. Mas o Floresta chamou um nome para dar o que falar: Magno Alves, aos 43 anos, é a esperança de gols da equipe.

CAMPEONATO PARAIBANO - 12 de janeiro

Marcelinho Paraíba defende equipe que subiu para a elite (Foto: Divulgação/Treze)

Na Paraíba, a bola também já está rolando antes dos Estaduais de grande impacto. A competição iniciou em 12 de janeiro e vai para sua terceira rodada, e tem como favoritos o Botafogo-PB, Treze e Campinense.

Além disto, contará com um nome de impacto. Marcelinho Paraíba é a referência do Perilima, clube que ajudou a subir para a elite no ano passado.

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade