PUBLICIDADE

LANCE!

Elenco curto? Fluminense é o clube do Rio com mais jogadores sob contrato

Entre atletas emprestados e sub-20, Tricolor conta com 130 profissionais vinculados às Laranjeiras. Alguns dispensados, como Wellington Silva e Marquinho, ainda constam na CBF

17 fev 2018 - 06h34
(atualizado às 06h34)
Compartilhar
Exibir comentários

As saídas de jogadores importantes deixaram lacunas no elenco do tricolor. Seis reforços chegaram, mas ainda há carências principalmente no setor ofensivo. A diretoria ainda busca no mercado algumas peças para preencher o plantel, mas... precisa mesmo? Atualmente, o Fluminense é o clube do Rio com mais jogadores vinculados: são 130 atletas profissionais sob contrato.

Wellington Silva - Fluminense
Wellington Silva - Fluminense
Foto: Paulo Sergio/Lancepress! / Lance!

Os números parecem exagerados, mas de certa forma é uma tendência dos grandes clubes. Grande parte é formada pelos atletas da base, mas que já têm contratos profissionais. O numeroso elenco do Flamengo, por exemplo, tem 101 jogadores inscritos (88 no clube e 13 emprestados). Atrás vem o Vasco,com 91 (85 no clube e 6 emprestados). O Botafogo tem 80 (75 no clube e 5 emprestados). O Boavista, finalista da Taça Guanabara, conta com apenas 45 jogadores no elenco (42 no clube e 3 emprestados).

Dos 130 tricolores, pouco mais de 30 integram o atual elenco de Abel Braga. A grande parte, como em outros clubes, se dá pelos atletas ainda sub-20: 57. O número de atletas emprestados pelo clube é bem maior que dos rivais, 33 no total. Mas o que chama atenção são os jogadores acima de 20 anos, não emprestados e fora do clube atualmente. São os casos do lateral Wellington Silva, do meia Marquinho e do goleiro Diego Cavalieiri, dispensados pelo clube em dezembro mas com o contrato ainda vigente.

Além deles, alguns atletas fora dos planos buscam clubes por empréstimo enquanto não são utilizados. Caso do atacante Danilo Mariotto, de 22 anos, sem clube desde o empréstimo ao Boavista no ano passado. Do zagueiro Kadu Ribeiro, de 21 anos, que participou da Copinha no ano passado mas nunca foi utilizado no profissional. O atacante Fernando esteve emprestado no PSTC, da segunda divisão paranaense, mas foi dispensado recentemente. O argentino Leonel retornou do Samorin e ainda não encontrou outro clube no Brasil. Todos os atletas citados neste parágrafo têm contrato até dezembro e a diretoria não pensa em renovações.

Todos os contratos citados nesta reportagem foram baseados no BIRA, sistema de registro de atletas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Os contratos de formação e amadores não foram levados em conta, apenas os registros profissionais. Para ter acesso, basta entrar no site www.fferj.com.br.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade