PUBLICIDADE

LANCE!

Chile bate Equador e se garante nas quartas da Copa América

Colômbia também já se classificou; equatorianos precisam vencer jogo final e torcer por combinações de resultados

21 jun 2019 - 22h11
(atualizado às 22h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O Chile se juntou a Colômbia e está classificado de forma antecipada para as quartas de final da Copa América. Na noite desta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), os chilenos derrotaram o Equador por 2 a 1 e selaram a vaga para a próxima fase da competição. Os equatorianos ainda têm chance de avançar, apesar de pequena - precisam vencer e torcer por uma combinação de resultados. Fuenzalida e Alexis Sánchez marcaram para o Chile. Enner Valencia descontou.

Equador x Chile - Copa América 2019
Equador x Chile - Copa América 2019
Foto: AFP / LANCE!

Com o resultado, o Chile chegou a seis pontos, na liderança do Grupo C da Copa América. O Equador segue sem pontuar, na lanterna. Uruguai termina a segunda rodada com quatro pontos, em segundo, e o Japão com um ponto, em terceiro. A última rodada do grupo acontece às 20h de segunda-feira - enquanto chilenos duelam com uruguaios no Maracanã, equatorianos enfrentam japoneses no Mineirão.

CHILENOS PRESSIONAM

Desde o minuto inicial, o Chile pressionou o Equador, não encontrando dificuldades para levar perigo ao goleiro Domínguez. E não demorou muito para que o primeiro gol fosse marcado. Logo aos sete minutos, Pulgar cabeceia após cruzamento, a bola bateu na marcação. Na sobra, Fuenzalida mandou forte para o gol, fazendo o 1 a 0 a favor dos chilenos. Expectativa era do volume de jogo do Chile só aumentasse a partir disto, mas não foi o que acabou ocorrendo...

EMPATE POR PÊNALTI

Após o gol, a estratégia do técnico Reinaldo Rueda era fazer o Chile administrar o resultado, diminuindo a pressão então vista nos minutos iniciais. Mas esta linha acabou provocando o efeito oposto: chamou o Equador para a partida, que passou a ir mais ao ataque. Aos 24 minutos, Arias cometeu pênalti - marcado corretamente pelo árbitro - em Jhegson Méndez. No minuto seguinte, Enner Valencia converteu, empatando em 1 a 1 o jogo. Resultado merecido pelo desempenho das seleções.

MESMA ESTRATÉGIA...

Assim como no início do primeiro tempo, o Chile repetiu a estratégia no começo da etapa final e se lançou ao ataque, pressionando para fazer o gol e ficar na frente do placar, o que garantiria a classificação antecipada às quartas da Copa América. E, também como ocorreu no início do jogo, conseguiu rapidamente o gol, mais uma vez - aos cinco minutos, Alexis Sánchez, de primeira, fez um golaço pelo 2 a 1, aproveitando cruzamento de Aránguiz.

CARTAS MARCADAS

Não, este parágrafo não é control c, control v. Mas o Chile fez exatamente a mesma coisa que no primeiro tempo, depois de fazer o gol e ficar na frente do marcador. Recuou, passou a administrar o resultado, chamando o Equador para o jogo. Pela - enorme - superioridade, Rueda assumiu um risco desnecessário. Sorte a dele que, desta vez, os equatorianos não conseguiram aproveitar as chances e o jogo acabou a vitória do Chile por 2 a 1. No fim, Achilier ainda foi expulso - corretamente. Festa chilena, comemoração pela classificação antecipada, mas com lição de que nos próximos jogos, esta estratégia já terá as cartas marcadas e as chances de não dar certo serão bem maiores.

FICHA TÉCNICA

EQUADOR 1 X 2 CHILE

Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Data/hora: 21/6/2019 - 20h (de Brasília)

Árbitro: Patrício Lostau (ARG) - Nota LANCE!: 6,5 (não influenciou no resultado e aplicou bem o cartão vermelho no fim do jogo)

Auxiliares: Juan Belatti (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

Árbitro de vídeo: Wilmar Roldán (COL)

Público/renda: 11.946 pagantes/R$ 2.551.770,00

Cartões amarelos: Jhegson Méndez, Mena, Arboleda, Gruezo, Velasco (EQU) e Arias, Beausejour, Isla, Vidal (CHI)

Cartão vermelho: Achilier 44'/2ºT (EQU)

GOLS: Fuenzalida 7'/1ºT (0-1), Enner Valencia 25'/1ºT (1-1) e Alexis Sánchez 5'/2ºT (1-2)

EQUADOR: Domínguez, Velasco, Achilier, Arboleda e Cristian Ramírez; Gruezo, Jhegson Méndez (Antonio Valencia 14'/2ºT) e Orejuela; Romario Ibarra (Garcés 23'/2ºT), Mena (Preciado 36'/2ºT) e Enner Valencia. Técnico: Hernán Gómez.

CHILE: Arias, Isla, Gary Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Arturo Vidal (Jara 46'/2ºT); Fuenzalida (Paulo Díaz 24'/2ºT), Vargas (Pablo Hernández 39'/2ºT) e Alexis Sánchez. Técnico: Reinaldo Rueda.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade