PUBLICIDADE

LANCE!

Brasil vence dominicanos e dá passo rumo ao Mundial de basquete

Com show de Leandrinho, cestinha do jogo, equipe verde e amarela faz grande segundo período, supera adversário e fica perto de vaga no Mundial da China

1 dez 2018 - 00h48
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O objetivo está perto de ser alcançado. Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira venceu a República Dominicana por 100 a 82, no Ginásio Wlamir Marques, casa do Corinthians, em partida válida pela nona rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete masculino e está perto de garantir a classificação para o Mundial, que será disputado na China, em 2019.

Leandrinho foi o destaque do duelo (Foto: Divulgação/NBB)
Leandrinho foi o destaque do duelo (Foto: Divulgação/NBB)
Foto: Lance!

Com essa vitória, o Brasil chegou a 16 pontos no Grupo F da competição, com sete vitórias e duas derrotas em nove partidas disputadas, e está a um triunfo para carimbar o passaporte ao país asiático. A canarinho voltará às quadras na próxima segunda-feira, para enfrentar o Canadá, vice-líder da chave, no próprio Walmir Marques, às 20h.

Metade do primeiro tempo em igualdade

A partida começou equilibrada, mas com certa superioridade da República Dominicana, com um melhor aproveitamento no campo de ataque. Os visitantes chegaram a colocar cinco pontos de vantagem na primeira parte do período inicial, com destaque para Ronald Ramon, atleta do Flamengo, indicando que estava com a mão calibrada.

Quando a República Dominicana estava em seu melhor momento no quarto, o garrafão do Brasil, formado por Anderson Varejão e Augusto Lima, foi essencial para a virada no placar. O período se manteve equilibrado e o placar com pouca vantagem para alguma das equipes durante certo tempo, mas o Brasil se encaixou nos minutos finais e saiu vitorioso por 24 a 16 dos dez primeiros minutos do duelo.

Brasil deslancha no segundo período

A equipe treinada por Aleksandar Petrovic voltou para o segundo quarto com tudo, apesar de boas jogadas organizadas pelo time adversário nos primeiros minutos do período. Com o passar do tempo, os jogadores foram se entendendo com mais facilidade com quadra o que, consequentemente, facilitou a formação das jogadas e o aproveitamento da equipe dentro de quadra.

A República Dominicana até diminuiu a vantagem do Brasil para três pontos nos primeiros minutos do período, mas a canarinho logo se recuperou, quando os experientes Leandrinho e Marquinhos, retornando à Seleção, apareceram, seja com assistências ou com arremessos certeiros de três pontos. Na saída para o intervalo, a equipe verde e amarela conseguiu uma vantagem de 58 a 39 no placar, vencendo o segundo quarto por 34 a 23.

Administrou a vantagem!

No terceiro período, a partida voltou a apresentar alguns sinais de equilíbrio - o que era positivo ao Brasil, que conseguia manter a vantagem construída por conta da atuação no segundo quarto. Nesse quarto, o destaque ficou na conta de Vitor Benite, autor de três arremessos certeiros de três pontos.

Apesar do parcial resultado negativo, a República Dominicana não jogou a toalha e tentou buscar ações para reagir no duelo. Em alguns momentos, os visitantes até assustaram, mas sempre foram surpreendidos por um Brasil inteligente dentro de quadra, sabendo explorar os espaços deixados pelo adversário.

Reservas em quadra e confirmação do triunfo

A República Dominicana teve um bom início de quarto no último período - assim como havia acontecido nos três primeiros -, mas nada que assustase o Brasil, que voltava a responder todas as ações do adversário de uma maneira quase que imediata, sem permitir qualquer tipo de reação heroica por parte dos visitantes.

Com o decorrer do tempo, o técnico Aleksandar Petrovic resolveu poupar os jogadores titulares, principalmente os atletas já experientes, colocando alguns atletas com pouca minutagem no duelo para quadra. O placar já estava consolidado, mas mesmo assim a canarinho continuou forte no ataque, controlando as ações do jogo. A rodagem do time pouco ameaçou o decorrer do duelo, vencido pelo Brasil por 100 a 82.

Destaques da partida

Brasil

Leandrinho: 20 pontos e 4 assistências

Benite: 16 pontos, 1 assistência e 2 rebotes

Anderson Varejão: 12 pontos, 2 assistências e 9 rebotes

República Dominicana

Victor Liz: 15 pontos, 4 assistências e 3 rebotes

Gerardo Suero: 12 pontos e 5 rebotes

Rigoberto Mendoza: 10 pontos, 5 assistências e 4 rebotes

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade