0
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Rio se exibe em Toronto; poluição na Guanabara é questionada

Autoridades municipal, federal e estadual, além de Nuzman, participam de evento na sede do Pan-Americano

11 jul 2015
15h08
atualizado às 23h36
  • separator
  • 0
  • comentários

Algumas das principais autoridades envolvidas com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estiveram presentes neste sábado em Toronto, palco do Pan, para fazer uma apresentação sobre a competição do próximo ano.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê dos Jogos Rio 2016, Joaquim Monteiro de Carvalho (presidente da Empresa Olímpica Municipal), George Hilton (ministro do Esporte), Marcelo Pedroso (presidente da Autoridade Pública Olímpica – APO) e Marco Antonio Cabral (secretário de esportes do governo do Rio de Janeiro) falaram dos preparativos, faltando pouco mais de um ano.

Carlos Arthur Nuzman e autoridades falam sobre Rio 2016 em Toronto
Carlos Arthur Nuzman e autoridades falam sobre Rio 2016 em Toronto
Foto: Anderson Regio / Terra

A apresentação durou mais de uma hora e ressaltou especialmente as mudanças na cidade do Rio de Janeiro na questão de infraestrutura, obras para as competições e o “famoso” legado.

Nuzman aponta rivais no Pan: "disputa com Cuba e Canadá"

Nuzman descartou atrasos nas construções definitivas e que tudo caminha em parceria com os governos estadual, federal e municipal para a realização da primeira Olimpíada em território brasileiro.

“Todas as obras estão dentro do prazo. Vamos ter eventos-teste agora (a partir de julho). Não há nenhuma preocupação com as construções definitivas. Já as temporárias serão feitas apenas no próximo ano”, disse o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

A imprensa internacional estava presente e questionou o governo do Rio de Janeiro sobre a poluição na Baía de Guanabara e até mesmo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Velejadores e especialistas temem pela saúde dos atletas durante a competição. A meta era que fosse despoluída 80% da Baía, mas já foi descartada essa possibilidade no início do ano pelo secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa.

“O governo do Estado, desde o início (antes sob gestão de Sergio Cabral e agora com Pezão), tem se preocupado com a Baía de Guanabara. Estamos em uma situação quatro vezes melhor que em 2007. Hoje a Baía está 50% saneada. Queremos 100% limpa e os esforços estão sendo feitos. Obras importantes de saneamento estão acontecendo e parcerias com municípios da Baixada Fluminense, pois seus rios desaguam na Baía”, disse o filho de Sergio Cabral.

Imagens da poluição no local são sempre reprozidas pelos organismos internacionais. “Para os Jogos Olímpicos, não haverá problemas. Estamos contratando ecobarcos e, sem problemas, travar esse lixo flutuante. Não haverá problemas para os atletas tanto na Guanabara quanto para a Lagoa”, completou.

 

Ranking Geral - País Ouro Prata Bronze TOTAL
Canadá 4 2 2 8
Estados Unidos 3 0 4 7
México 2 4 1 7
Colômbia 2 3 2 7
Brasil 1 2 1 4
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade