3 eventos ao vivo
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Astro! Stürmer leva canadenses à loucura com Jogos Vorazes

Campeão mundial, astro brasileiro tem a honra de ser ovacionado de pé por ginásio cheio após primeira apresentação no Pan de Toronto

11 jul 2015
21h45
atualizado às 23h25
  • separator
  • 0
  • comentários

Ser astro é outra coisa. Atual tricampeão pan-americano, Marcel Stürmer entrou no Exhibition Centre neste sábado, em Toronto, com um nível diferenciado em relação aos demais. O patinador ganhou o público desde o aquecimento, com aplausos da arquibancada. E a apresentação do programa curto, com a trilha sonora e figurino de Jogos Vorazes, rendeu aplausos de pé de todo o ginásio lotado, honraria que não foi recebida sequer pelos locais.

Marcel Stürmer apostou em trilha sonora e figurino do filme Jogos Vorazes
Marcel Stürmer apostou em trilha sonora e figurino do filme Jogos Vorazes
Foto: Jonne Roriz / Exemplus / COB

“Eu fiquei muito feliz. Realmente me senti muito em casa. Quando eu fiz o aquecimento, fiz uma sequência de saltos e o pessoal aplaudiu muito. Ali eu comecei a me sentir mais confortável. Eles estavam torcendo mesmo”, disse Stürmer após a prova.

As notas de Marcel, até estranhamente, demoraram a ser divulgadas pela organização, mas foram as mais altas de todo o dia, mesmo com o brasileiro com a responsabilidade de ser o primeiro – a apresentação deste sábado vale 25% da nota e o domingo, dia de medalha, conta com 75%. Mas ser o melhor do mundo, com a honraria de ganhar apoio de torcedores que sequer imaginava que conheciam seu nome não é só bom.

“É terrível (ser favorito). É uma pressão bem difícil. A única coisa que o atleta pode fazer é focar na apresentação, esquecer público e juiz. Não controla nada disso. Tive a sorte de entrar e todo mundo ir com a minha cara, podiam não ter ido. Eles podem ter gostado da minha roupa, ou sei lá do quê. Eu acho que minha performance tem que ser igual, o público gostando ou não e os juízes gostando não”, exaltou.

Os aplausos para o brasileiro provavelmente devem ter surgido pelo status que carrega: é uma estrela da patinação mundial, campeão do mundo e tricampeão em sequência dos Jogos Pan-Americanos. Mas pode ter surgido também pela apresentação do atleta, que se inspirou no popular filme Jogos Vorazes – o traje e a trilha sonora faziam referência ao filme.

“Estou há um ano treinando esta coreografia. É de Jogos Vorazes, que é um filme que ganhou alguns  Oscar e a roupa é igual à do filme, tudo igual. Não é um filme que eu adoro, eu acho legal, mas a música é boa. Assisti no cinema, gostei. O atleta do esporte artístico tem um pouco disso, escutar a música dá um clique”, comentou.

No domingo, Stürmer entra como favorito absoluto na grande final em busca do recorde de quatro medalhas de ouro consecutivas em Pans. Neste sábado, cumpriu o cronograma: garantiu o primeiro lugar com nota de 133.40, com Anibal Frare, da Argentina, em segundo com pouco mais de quatro pontos de diferença. Vem o tetra?

 

Ranking Geral - País Ouro Prata Bronze TOTAL
Canadá 4 2 2 8
Estados Unidos 3 0 4 7
México 2 4 1 7
Colômbia 2 3 2 7
Brasil 1 2 1 4
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade