0
Logo do Seleção Brasileira
Foto: terra

Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Campeãs voltaram! Brasil vence e é ouro no futebol feminino

@timebrasil / Twitter

Seleção feminina de futebol fez 4 a 0 na Colômbia para levar o ouro no Pan de Toronto e se sagrar tricampeã da modalidade

25 jul 2015
21h30
atualizado em 26/7/2015 às 00h04
  • separator
  • comentários

O futebol feminino brasileiro retomou a hegemonia na modalidade em Jogos Pan-Americanos. Após ficarem com a prata há quatro anos, as garotas comandadas por Vadão, que não contou com a craque Marta, fizeram bonito e venceram a Colômbia por 4 a 0, com direito até a gol olímpico, no Estádio de Hamilton. Agora tricampeãs, as brasileiras serão acompanhadas no pódio pelo México, medalhista de bronze, além das adversárias deste sábado. As campeãs estão de volta com o ouro no peito!

A Seleção volta a conquistar uma medalha de ouro após a prata no Pan de Guadalajara em 2011, quando perderam para as canadenses nos pênaltis na grande decisão. As brasileiras confirmaram neste sábado a hegemonia na modalidade: em cinco edições de Pans, levaram o ouro em três - além de Toronto, também se sagraram campeãs em Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007.

O retorno de um título em competição internacional pode ser o início de uma volta do Brasil entre as melhores da modalidade. A Seleção levou a prata na Olimpíada de Pequim e Atenas, além de ter sido vice-campeã do mundo em 2007. No último Mundial, realizado há um mês, o Brasil caiu nas oitavas de final para a Austrália.

Os primeiros movimentos do jogo já mostraram a superioridade da equipe brasileira. Tanto que ainda aos 6min de bola rolando a veterana Formiga aproveitou cruzamento de Thaísa para escorar de cabeça para abrir o placar. As colombianas eram guerreiras e batalharam com o apoio da torcida, mas não mostraram qualidade suficiente para assustar as brasileiras. Até o intervalo, a partida foi truncada e com muitos lances duros.

Brasil foi bastante superior à Colômbia na final
Brasil foi bastante superior à Colômbia na final
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação

A dominação das brasileiras aumentou no segundo tempo. O time comandado pelo treinador Vadão encurralou as colombianas no campo de defesa, mas perdeu inúmeras chances de ampliar o placar. A equipe nacional ainda acertou repetidas bolas na trave, mas fez o segundo com lindo gol olímpico de Maurine aos 30min do segundo tempo. Andressa e Fabiana, com ajuda da baixinha goleira, ainda aumentaram antes do apito final.

Brasil dominou a Colômbia e venceu por 4 a 0 em Hamilton
Brasil dominou a Colômbia e venceu por 4 a 0 em Hamilton
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação

GOLS:

Brasil 1 x 0 Colômbia – 6min do primeiro tempo
Thaisa cruzou quase do meio campo, Cristiane subiu, mas foi Formiga quem cabeceou no cantinho esquerdo de Sepúlveda. A goleira colombiana nem saiu do chão.

Brasil 2 x 0 Colômbia – 30min do segundo tempo
Olímpico! No primeiro toque de Maurine na bola, ela bateu escanteio da esquerda, a bola fez a curva e entrou direto. Que golaço!

Brasil 3 x 0 Colômbia – 40min do segundo tempo
Fabiana arrancou pela direita, invadiu a área e centrou o passe. Ela passou por Cristiane, mas não por Andressa, que emendou no segundo pau e marcou o terceiro!

Brasil 4 x 0 Colômbia - 48min do segundo tempo
Fabiana arrancou pela direita, bateu de fora e Forero não conseguiu defender.

Formiga abriu o placar para a Seleção Brasileira
Formiga abriu o placar para a Seleção Brasileira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF / Divulgação

Invasão colombiana

A Colômbia parecia que jogava em seu país neste sábado. A torcida colombiana compareceu em peso para apoiar a seleção – foi maioria do que os poucos brasileiros. Com camisas amarelas mais chamativas que a da Seleção, empurraram com gritos as atletas em campo mesmo enquanto eram derrotadas.

Chora, Maurine!

O momento mais bonito da partida foi protagonizado por Maurine. Em seu primeiro toque na bola após entrar na vaga de Andressinha, a meio-campista foi bater escanteio e marcou espetacular gol olímpico, aproveitando a baixa estatura da goleira adversária Paula Forero. Na comemoração, chegou a se emocionar e chorar.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X COLÔMBIA

Local: Estádio de Futebol Panamericano de Hamilton, em Hamilton (Canadá)
Data: 25 de julho de 2015, sábado
Horário: 19h35 (de Brasília)
Árbitro: Mirian Leon (ESA)
Assistentes: Lixy Enriquez (MEX) e Felisha Mariscal (EUA)
Cartões amarelos: Érika, Cristiane e Andressa (Brasil); Montoya e Ospina (Colômbia)

BRASIL: Bárbara; Fabiana, Érika e Rafaelle; Thaisa, Tamires, Formiga, Andressa Alves (Poliana), Andressa (Maurine) e Raquel (Gabriella); Cristiane
Técnico: Vadão

COLÔMBIA: Sepúlveda (Forero); Echeverri, Velasquez, Clavijo e Arias; Santos (Piñeda), Montoya, Ospina e Gaitan; Ariza (Usme) e Vidal
Técnico: Felipe Taborda

 

Ranking Geral País Ouro Prata Bronze TOTAL
1 Estados Unidos 102 78 81 261
2 Canadá 77 68 69 214
3 Brasil 41 39 60 140
4 Cuba 36 27 34 97
5 Colômbia 27 14 31 72
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade