Isaquias e Jacky vão à final do C2 500m na canoagem em Paris
Paris - Isaquias Queiroz deu mais um passo em busca da primeira das duas medalhas que veio buscar na canoagem velocidade em Paris. Ele e Jacky Godmann conquistaram classificação para a final do C2 500, canoa dupla em distância de 500m. Eles passaram na 3ª colocação da semifinal, disputada no início da manhã brasileira desta quinta-feira (8), e vão competir pela medalha partir das 8h30, pelo horário de Brasília. Além do C2 500, Isaquias compete no C1 1000, na qual está na semifinal.
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann passaram os primeiros 250m na última posição na semifinal do C2 500. No entanto, eles imprimiram um ritmo forte na segunda metade da prova para fechar com 1m39s95. Isaquias já comentou sobre a dificuldade de a semifinal ser no mesmo dia da final. "Se você dá muito forte (na semifinal), cansa para a final. Tem de saber trabalhar em cima disso", afirmou na terça-feira (6), logo após sair das quartas de final do C2 500 em Paris.
A dupla brasileira encerrou a prova 38 segundos atrás dos líderes Zakhar Petrov e Alexey Korovashkov (1m39s57), atletas independentes. Balazs Adolf e Jonatan Hajdu, da Hungria, ficaram em segundo lugar (1m39s83). A dupla espanhola Joan Moreno e Diego Dominguez também avançou para a final, na 4ª colocação (1m40s23).
A dupla precisou correr as quartas de final porque não conseguiu avançar da primeira bateria classificatória direto para as semifinais. Somente os dois primeiros barcos escapariam das quartas e Isaquias Queiroz e Jacky Godmann ficaram em terceiro lugar após serem ultrapassados nos último metros pelos italianos Gabriele Casadei e Carlo Tacchini. Em primeiro chegaram os russos Zakhar Petrov e Alexey Korovashkov, cravando o melhor tempo para o C2 500 de todas as edições dos Jogos Olímpicos.
Dono de quatro medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz vai em busca da primeira conquista no C2 500m. Ele tem uma condecoração em dupla, conquistada na Rio-2016, ao lado de Erlon Silva. Mas a prova era de 1.000m, e não faz mais parte do calendário olímpico.
Mais Brasil
Mais cedo, foi a vez de Valdenice Conceição entrar em disputado no C1 200m. A primeira atleta da história a conquistar uma vaga para o Brasil na canoagem de velocidade feminina disputou a prova qualificatória na segunda posição.
A baiana de Maraú concluiu a prova em 48s57. Na primeira bateria, ela ficou atrás somente da polonesa Dorota Borowska, que fechou em 47s92.
"Achei que daria pra passar logo para a semifinal direto, então eu dei o meu máximo para poder descansar hoje à tarde e amanhã, só treinar, sem ter uma pressão de ter umas quartas", destacou a brasileira de 34 anos.
Com informações de André Rossi