PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Com Rayssa Leal, skate brasileiro inicia Pan-Americano

Pâmela Rosa e Rayssa Leal serão as primeiras a competir, com início às 11h

20 out 2023 - 21h00
(atualizado em 23/10/2023 às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Após um período de sessões de treino entre terça (17) e sexta (20), os skatistas brasileiros entram para valer nas disputas dos Jogos Pan-Americanos neste sábado (21). A Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, em Santiago, receberá as disputas de Street, com finais diretas no feminino e no masculino e um total de quatro representantes do Brasil. Nesta sexta (20), o treino contou com a presença do ministro do Esporte, André Fufuca.

SHARJAH, UNITED ARAB EMIRATES - FEBRUARY 04: Rayssa Leal of Brazil competes in the Women's Street Semifinal during the Sharjah Skateboarding Street and Park World Championships 2023 on February 04, 2023 in Sharjah, United Arab Emirates. (Photo by Francois Nel/Getty Images)
SHARJAH, UNITED ARAB EMIRATES - FEBRUARY 04: Rayssa Leal of Brazil competes in the Women's Street Semifinal during the Sharjah Skateboarding Street and Park World Championships 2023 on February 04, 2023 in Sharjah, United Arab Emirates. (Photo by Francois Nel/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

Pâmela Rosa e Rayssa Leal serão as primeiras a competir, com início às 11h. A final masculina será às 16h30, com Gabryel Aguilar e Lucas Rabelo. 

“Cada vez que eu represento o Brasil parece que é a primeira vez. Lembro até hoje do primeiro mundial que eu ganhei, que foi a Street League em São Paulo. E também depois, que eu ganhei o STU na primeira janela (classificatória para Tóquio), se eu não me engano em 2019. Quando a gente vê o hino nacional tocando parece que é a primeira vez. Então, estou aqui para representar o Brasil e, se Deus quiser, ver o nosso hino mais uma vez. A gente levantando nossa bandeira no mais alto topo do pódio”, destaca Pâmela Rosa.

“É sempre muito bom estar no Time Brasil. Mas acho que, independente de estar aqui oficialmente pela Seleção Brasileira de Skate, a gente representa o Brasil em todos os campeonato. Então pra mim é muito legal, muito gratificante. Me sinto muito feliz. Espero que dê dobradinha brasileira no pódio!”, comenta Rayssa Leal.

O formato do Street será 2 voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra, com a nota final sendo composta pela melhor volta e pelas duas melhores manobras.

“Querendo ou não rola um frio na barriga, né?! Já estamos direto na final! Mas a gente faz isso todos os dias, em diferentes países… Acho que estamos bem treinados para darmos o nosso melhor aqui no Pan-Americano”, afirma Gabryel Aguilar.

“Vai ser uma vibe de motivação, de orgulho, de garra. Poder estar andando de skate e olhar para a camisa e ver que a gente está ali representando o Brasil. É que a gente tem que dar nosso melhor dentro da pista para poder trazer um ótimo resultado para todos nós”, completa Lucas Rabelo.

No domingo (22), será a vez das disputas de Park, também com final direta. Mais uma vez, as meninas terão disputa às 11h, com Raicca Ventura representando o skateboarding nacional. A partir das 16h30, será a vez de Augusto Akio. No Park, serão três voltas de 45 segundos, valendo a volta de melhor nota.

“Dia após dia eu tenho me encontrado mais dentro do perímetro da pista. Tenho cada vez buscado apresentar maior conhecimento. Até agora estou bem contente com o meu desempenho nos treinos. Espero poder apresentar um skate de qualidade na competição”, comenta Augusto Akio.

“É uma honra estar no primeiro Pan-Americano com skate. Estou muito feliz. Espero que o Brasil saia com medalha”, completa Raicca Ventura.

Classificação para os Jogos Pan-Americanos

A definição dos nomes que irão representar teve como base o ranking mundial olímpico e o Pan-Americano Júnior, em 2021.

Pelo ranking, garantiram vaga para os Jogos Pan-Americanos os melhores brasileiros (4 vagas no total - 1 para cada modalidade e categoria) em 5 de julho. Até essa data, o ciclo para Paris 2024 contou com três disputas no Street (Pro Tour - Roma-ITA 2022 e 2023 e Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023) e duas no Park (Mundial de 2022 - Sharjah-EAU, em janeiro de 2023, e Pro Tour de San Juan-ARG).

No atual ciclo olímpico, Augusto Akio se sagrou vice-campeão mundial de Park em Sharjah (EAU) e Raicca Ventura foi a terceira colocada no Pro Tour de San Juan (ARG).

No Street, Rayssa Leal se tornou campeã mundial de Street em Sharjah (EAU) e Gabryel Aguilar segue como um dos grandes nomes da nova geração, garantindo ouro nos Jogos Sul-Americanos de Praia 2023.  

Além dessas quatro vagas, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo asseguraram lugar no Pan ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021 - só houve disputas de Street na competição.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade