PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Sheilla e Zanetti conquistam Prêmio Brasil Olímpico 2012

18 dez 2012 - 20h59
(atualizado às 21h30)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Mônica Garcia
Direto do Rio de Janeiro

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou nesta terça-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2012. A cerimônia, que coroou Sheilla Castro (vôlei feminino) e Arthur Zanetti (ginástica artística) como os melhores atletas do País no ano, contou com homenagens, muita música e projeções para a Olimpíada de 2016, que também será no Rio. Além disso, ficou marcado pelas lágrimas de Hortência, diretora de equipes femininas da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), e pelas ausências de alguns dos premiados, como Neymar (futebol) e Diogo Silva (taekwondo).

Arthur Zanetti, medalha de ouro nas argolas na Olimpíada de Londres, foi o mais aplaudido na apresentação inicial - mas, ainda assim, de forma discreta. Bronze no pentatlo moderno, Yane Marques também recebeu uma ovação do público carioca ao ser anunciada no palco. Medalha de prata no vôlei de praia, Emanuel foi chamado ao palco para falar em nomes dos medalhistas, e também arrancou aplausos.

"É uma honra estar aqui representando estes campeões. Todos eles fizeram seu papel muito bem feito. A homenagem para mim é finalizar o processo olímpico: preparação, competição e homenagem a seus heróis", disse Emanuel, citando um "fato pessoal" que vivenciou na Olimpíada de Londres em 28 de julho, quando Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro no judô (categoria até 48 kg), "que me fez acreditar que eu era brasileiro".

"Essa medalha de ouro que ela conquistou me motivou a fazer o meu melhor. Isso é o grande exemplo das medalhas que conquistamos", completou Emanuel, agradecendo à judoca. Por fim, em seu discurso, apontou como meta dos atletas olímpicos melhorar as marcas para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, buscando "a melhor Olimpíada que a gente possa fazer".

Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, também discursou, destacando os sucessos do Brasil e os prazos para o Rio 2016. Na sequência, Roberto Gesta de Mello (presidente da Confederação Brasileira de Atletismo) recebeu das mãos de Maurren Maggi o Prêmio COI pelo projeto Mini Atletismo.

Antes de um show de música e dança no palco do Theatro Municipal, capitaneado por Carlinhos de Jesus, Sebastian Coe falou por vídeo e elogiou a performance do Brasil na Olimpíada de Londres 2012. Assim que o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) e do Comitê Olímpico Britânico terminou de falar, o cantor Pedro Luiz interpretou E Vamos À Luta, de Gonzaguinha. No cenário, as famosas cabines telefônicas K6 vermelhas da Inglaterra davam lugar ao calçamento carioca.

"Estamos vindo de um verão em que foi um prazer receber 205 nações do mundo olímpico em Londres para competir em alto nível. Foi um prazer receber o Brasil, que competiu muito bem. Foi tudo bem na nossa vez, mas agora é a vez de 2016, do Rio de Janeiro. Aproveitem os próximos quatro anos. Celebrem também a performance de Londres neste país fantástico", discursou Sebastian Coe no vídeo.

Na sequência, foram apresentados alguns dos melhores atletas do ano em cada modalidade. Todos foram ao palco, mas sem discursos - apenas empunharam seus troféus. Depois, um novo show musical e a premiação de atletas escolares, antes que mais uma série de destaques nas modalidades fossem ao palco para suas premiações, sem discursos. Como treinadores, José Roberto Guimarães (da Seleção Brasileira feminina de vôlei) e Marcos Goto (do ginasta Arthur Zanetti) foram premiados como melhores técnicos. Depois, mais atletas premiados.

Clima ruim

Antes da divulgação dos melhores atletas do ano, a cerimônia homenageou Nelson Prudêncio, duas vezes medalhista no salto triplo em Olimpíadas (prata em 1968, na Cidade do México, e bronze em 1972, em Munique). O triplista deu nome a um prêmio que foi entregue a Hortência, que foi as lágrimas ao agradecer Carlos Arthur Nuzman.

"É uma honra muito grande receber esta homenagem", disse a ex-jogadora de basquete, chorando e dirigindo a palavra a Nuzman. "Fazia muito tempo que eu não sentia essa emoção. Já tinha esquecido como era sentir isso. Meus filhos que estão aqui, o João Vitor e o Antônio, não me viram jogar, infelizmente. Mas viram a mãe receber este prêmio tão importante", completou.

Com a ex-atleta fora do palco, a apresentação exibiu um depoimento do taxista Jéferson Souza, mostrando entusiasmo com a Olimpíada do Rio de Janeiro - anunciando, depois, que Jéferson havia morrido após o depoimento. Com o clima um pouco pesado, mais uma sequência de premiados subiu ao palco para exibir seus troféus.

Carlos Arthur Nuzman, que foi de novo ao palco para mais uma honraria, pediu uma salva de palmas para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ministro do Esporte, Aldo Rebelo também recebeu homenagem, e fez breve discurso no palco do Theatro Municipal.

"Quero trazer o abraço da nossa presidente Dilma Rousseff, que lamenta não poder estar aqui no dia de hoje. Mas pediu que transmitisse às senhoras e aos senhores a alegria,a admiração e o carinho e os atletas premiados aqui na noite de hoje. Eu digo que cada atleta que sobe ao pódio, que entra em quadra, na piscina, pisa no tatame das competições internacionais, cada atleta representa a mulher brasileira, o homem brasileiro. Todos vocês representam o nosso povo, e nós temos muito orgulho do que vocês fazem pelo esporte do nosso país", disse Aldo.

Antes do momento alto da noite, foi exibido um vídeo com depoimentos dos candidatos ao Prêmio Brasil Olímpico geral (masculino e feminino): a judoca Sarah Menezes, a oposto Sheilla e a pentatleta Yane Marques, além do nadador Thiago Pereira, do pugilista Esquiva Falcão e do ginasta Arthur Zanetti. Entre as mulheres, Sheilla foi a escolhida em eleição popular pela internet. Entre eles, do mesmo modo, Arthur Zanetti foi o eleito. Ambos receberam os prêmios das mãos de Aldo Rebelo no palco.

"Estou muito feliz de ter ganhado esse prêmio. Ali, na hora, fiquei com uma tensão grande. Tinha duas meninas (Sarah e Yane) competindo forte comigo. Queria compartilhar com as jogadoras (da Seleção) que estavam dentro de quadra, com o técnico, com os fãs, porque foi uma disputa equilibrada, e a minha avó", disse Sheilla.

"É uma prazer enorme estar recebendo este prêmio", discursou também Zanetti, interrompido por uma piada - involuntária ou não - de Aldo Rebelo, que rapidamente voltou aos microfones para abaixá-lo, de forma a facilitar o discurso do campeão olímpico. "Queria agradecer muito os brasileiros que torceram por mim, aos meus familiares, aos companheiros de equipe que torceram por mim", completou ele. Por fim, um show de Sandra de Sá fechou a festa no Rio.

Confira a lista completa dos premiados por modalidade:

Atletismo - Marilson dos Santos

Badminton - Daniel Paiola

Basquete - Marcelo Huertas

Boxe - Esquiva Falcão

Canoagem Slalom - Ana Sátila

Canoagem Velocidade - Erlon Silva e Ronilson Oliveira

Ciclismo BMX - Squel Stein

Ciclismo Estrada - Magno Nazareth

Ciclismo Mountain Bike - Rubens Valeriano

Ciclismo Pista - Gabriel Yumi

Desportos na Neve - Jaqueline Mourão

Desportos no Gelo - Luiz Fernando Manella

Esgrima - Renzo Agresta

Futebol - Neymar

Ginástica Artística - Arthur Zanetti

Ginástica de Trampolim - Carlos Pala

Ginástica Rítmica - Natália Gaudio

Golfe - Alexandre Rocha

Handebol - Eduarda Amorim

Hipismo Adestramento - Luiza Almeida

Hipismo CCE - Ruy Leme da Fonseca

Hipismo Saltos - Álvaro Affonso de Miranda (Doda)

Hóquei Sobre Grama - Matheus Ferreira

Judô - Sarah Menezes

Levantamento de Peso - Jaqueline Ferreira

Lutas - Joice Silva

Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha

Natação - Thiago Pereira

Natação Sincronizada - Nayara Figueira

Pentatlo Moderno - Yane Marques

Polo Aquático - Gustavo Guimarães

Remo - Fabiana Beltrame

Rugby - Paula Ishibashi

Saltos Ornamentais - Cesar Castro

Taekwondo - Diogo Silva

Tênis - Bruno Soares

Tênis de Mesa - Caroline Kumahara

Tiro com Arco - Daniel Xavier

Tiro Esportivo - Roberto Schmits

Triatlo - Pamela Oliveira

Vela - Robert Scheidt e Bruno Prada

Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Emanuel Rego

Vôlei - Sheilla Castro

Evento destacou atletas em premiação no Theatro Municipal, no Rio
Evento destacou atletas em premiação no Theatro Municipal, no Rio
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade