PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Paris apresenta candidatura para sediar Olimpíada de 2024

23 jun 2015 - 09h14
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Paris anunciou formalmente nesta terça-feira o desejo de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, ato realizado no Comitê Nacional Olímpico (CNOSF) que contou com a presença de grandes nomes do esporte francês e da prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

O comitê organizador quis que a apresentação da candidatura coincidisse com o Dia do Olimpismo, celebrado hoje para marcar a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), nesse mesmo dia em Paris em 1894.

Com isso, a cidade tentou deixar para trás a tentativa frustrada de sediar os Jogos de 2012, quando divulgou a intenção de organizar a competição em 14 de julho, Dia Nacional da França.

Diferente daquela ocasião, desta vez a candidatura apostou em enfatizar os atletas ao invés de políticos e instituições. Estavam presentes no ato a tenista Marion Bartoli e o jogador de basquete Nicolas Batum.

O presidente da candidatura e até então principal representante da Federação Internacional de Rúgbi, Bernard Lapasset, afirmou que conta com o pleno apoio dos governos municipal, regional, e nacional, assim como do CNOSF e do movimento esportivo francês.

"É maravilhoso receber um apoio público tão significativo e o verdadeiro respaldo de nossos atletas", ressaltou.

Para Hidalgo, ao se candidatar para os Jogos, Paris olha em direção a "um futuro emocionante e corajoso enquanto continua fiel a suas ricas tradições esportivas e culturais".

A prefeita parisiense anunciou que será feito um projeto integral que contará com os maiores talentos de Paris e de sua periferia, com ênfase na juventude, para "mostrar a união e solidariedade de uma cidade cosmopolita".

"Começamos, já estamos aqui", anunciou enfaticamente Hidalgo, que no início tinha se manifestado reticente à candidatura da capital francesa.

Em comunicado, a presidência do país se juntou ao apoio à candidatura, ao considerar que "se trata de um momento único para que toda uma geração se una e mostre ao mundo o melhor da França".

"O Estado fará tudo para acompanhar o movimento esportivo e apoiar esta candidatura que será exemplar nos planos ambiental, econômico e cidadão", comunicou o Palácio do Eliseu.

Ao longo dos próximos meses, Paris revelará aos poucos os detalhes de sua candidatura, que será enviada ao COI antes do dia 15 de setembro.

Angélica Kvieczynski projeta medalhas no pan e vaga no Rio:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade