PUBLICIDADE

Hipismo

Saiba como são feitas as ferraduras

Fabricadas por um seleto time de ferreiros britânicos e brasileiros, os calçados olímpicos são feitos sob medida

19 ago 2016 - 14h00
Compartilhar
Foto: Arnd Bronkhorst/FEI

Tão importantes quanto os tênis usados pelo pessoal do atletismo, as ferraduras dos cavalos que disputam os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm um papel fundamental no bom desempenho dos animais do hipismo.

Fabricadas por um seleto time de ferreiros britânicos e brasileiros, os calçados olímpicos são feitos sob medida. Há ferraduras afiladas, aquelas que cobrem toda a pata e outras com tachas para o aperto. O acessório, feito de ferro ou alumínio, é pregado aos pés do cavalo e pode ter almofadas de gel para um maior conforto.

Como são feitas?

Para alcançar a medida correta, a ferradura é aquecida a uma temperatura de 800 graus antes de ser moldada na bigorna para o formato correto. Quando a temperatura da ferradura cai, ela é pressionada à pata e, uma vez que o ajuste está ideal, é deixada em um balde de água para esfriar. Em seguida, é pregada ao casco, que não é sensível e tem o equivalente a uma unha de espessura de 10mm.

Foto: Arnd Bronkhorst/FEI

Há também uma opção de colagem em alumínio, utilizando uma cola especial que fixa em dois minutos. Isto exige um trabalho rápido e acurado, daí a necessidade de especialização da profissão. Um dos cavalos que teve sua ferradura renovada pela equipe olímpica de ferreiros usando esse método ganhou o ouro. Há ainda efeitos aparentemente decorativos, mas que desempenham um papel importante, como os pregos antimicrobianos revestidos de cobre que protegem o equino.

Foto: Arnd Bronkhorst/FEI

Pessoal e intransferível

“Os grandes atletas vêm com suas próprias ferraduras”, diz Blurton, 57 anos, antigo campeão mundial e ferrador de terceira geração do país de Gales. Todos os cavalos Olímpicos vêm com um par extra de ferraduras pré-montadas para que, caso percam uma, a equipe possa produzir outra com a mesma medida.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade