Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Hóquei: russo que chutou a NHL vira um dos heróis em vitória na estreia

13 fev 2014 - 13h55
(atualizado às 13h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Kovalchuk brilhou com gol decisivo contra a Eslovênia</p>
Kovalchuk brilhou com gol decisivo contra a Eslovênia
Foto: Getty Images

Ilya Kovalchuk é um dos principais nomes da seleção russa de hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno. O camisa 71 era um dos craques do New Jersey Devils na NHL (Liga Americana de Hóquei) e decidiu no meio do ano passado deixar definitivamente os Estados Unidos.

O jogador, 30 anos, tinha um contrato milionário com os Devils e mais US$ 77 milhões a receber pelo contrato. No entanto, Kovalchuk  surpreendeu os executivos da liga e optou em assinar com o SKA St. Petersburg, time preferido do presidente Vladimir Putin, da KHL (Liga Russa de Hóquei), para ficar mais próximo da família. Durante o locaute da NHL em 2012, ele já havia atuado pela equipe russa.

Na NHL, o atleta russo atuou pelo Atlanta Trashers de 2001 a 2010 e depois se transferiu para o New Jersey Devils, onde permaneceu até 2013. Na liga americana, ele marcou 417 gols em 816 partidas, mas não conquistou nenhum título da Stanley Cup.

Em Sochi, Kovalchuk começou no banco a partida de estreia contra os eslovenos e foi decisivo no segundo dos três períodos ao marcar o terceiro gol da vitória russa por 5 a 2, quando o jogo estava apertada em 2 a 1 para os donos da casa.

<p>Equipe russa comemora gol de Kovalchuk no segundo período</p>
Equipe russa comemora gol de Kovalchuk no segundo período
Foto: Getty Images

Ao marcar o gol, Kovalchuk teve o seu nome gritado pelos torcedores que praticamente lotaram o ginásio Bolshoi Ice Dome. O jogador permaneceu em quadra por quase 16 minutos e deu três chutes ao gol da meta do goleiro esloveno Robert Kristan.

Antes de Sochi 2014, Kovalchuk, visto por especialistas como uma chance de mostrar que a KHL pode provocar calafrios na NHL, decidiu pôr panos quentes na polêmica.

“São duas grandes ligas. Estamos aqui como uma equipe, e ninguém se importa onde as pessoas jogam. Estamos aqui para uma missão. Não quero mostrar nada a ninguém. Tenho apenas de ser eu mesmo e jogar o meu jogo”, disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade