Erro de cálculo de peso desclassifica japonesa no luge
Um erro de cálculo de apenas 200 gramas serviu para encerrar o sonho da japonesa Aya Yasuda de disputar a Olimpíada de Inverno de Vancouver. Por causa de um peso maior que o permitido em seu equipamento no luge, ela foi desclassificada da prova da última segunda-feira após completar apenas uma descida, conforme informou a organização dos Jogos.
O problema de Yasuda não teve a ver efetivamente com os seus 60 kg distribuídos por 1,65 m de altura. No luge, como o peso é uma vantagem em termos de velocidade, permite-se que os atletas mais magros equilibrem força com os concorrentes implementando um peso extra em seu trenó. Esse, porém, não deve ultrapassar os 13,1 kg, e o dela tinha 13,3 kg.
Toda essa polêmica impediu a japonesa, 27 anos, de competir em Vancouver. Compatriota da atleta, 22º colocada do Campeonato Mundial de luge de 2004, Madoka Harada pôde ir à pista na segunda, mas não brilhou, ficando com a 23ª posição no geral.
Jogos Olímpicos de Inverno no Terra
O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.
Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.
A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.
No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver