PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Ativistas protestam para incluir marmota entre mascotes

24 fev 2010 - 07h05
Compartilhar

Se depender da vontade de um grupo ativista canadense, a marmota MukMuk será lembrada para sempre como o verdadeiro mascote da atual Olimpíada de Inverno. Nesta terça-feira, cerca de 20 pessoas foram à Galeria de Arte de Vancouver para protestar em favor do roedor, uma espécie de esquilo, mas com dimensões maiores.

Os principais gritos ouvidos durante a manifestação, que atraiu a curiosidade de aproximadamente 50 visitantes do museu, foram "marmotas têm sentimentos também" e "libertem o MukMuk imediatamente". A intenção era chamar a atenção do COI (Comitê Olímpico Internacional) para oficializar o animal, que na realidade corre risco de extinção, como mascote dos Jogos.

Os mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Vancouver são três, todos míticos: Quatchi (um pé-grande, ou sasquatch, representante da mitologia da costa ocidental da América do Norte), Miga (um "urso do mar", resultado do cruzamento entre uma baleia orca e um urso típico da região da Colúmbia Britânica) e Sumi (um animal guardião representante de um urso da região e de uma criatura lendária para os índios que habitavam o continente norte-americano).

Nesse contexto, MukMuk era a princípio considerado apenas "um companheiro" dos demais. Devido a protestos mais antigos de grupos ativistas, ele acabou adicionado à publicidade da competição pelo Comitê Organizador da Olimpíada (Vanoc), porém ainda não é um mascote oficial.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Canadá - Ficha técnica
Canadá - Ficha técnica
Foto:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade