PUBLICIDADE

Torcedor provoca goleiro inglês e tem cartaz censurado no AM

14 jun 2014 23h16
| atualizado em 15/6/2014 às 19h20
ver comentários
Publicidade
<p>Torcedor exibe cartaz que foi retirado por um segurança do estádio</p>
Torcedor exibe cartaz que foi retirado por um segurança do estádio
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Um torcedor teve seu cartaz retirado por um dos stewards, fiscais da Fifa que cuidam das arquibancadas, na vitória da Itália por 2 a 1 sobre a Inglaterra, neste sábado, na Arena Amazônia. A mensagem dizia: "Hart, você não é bem-vindo na selva".

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

O cartaz está relacionado à rixa entre manauaras e ingleses, além de fazer referência a uma música do grupo americano Guns N' Roses. Antes do sorteio dos grupos do Mundial, o técnico Roy Hodgson afirmou que a capital amazonense era "a sede a ser evitada". A imprensa britânica também foi dura com a cidade, reclamando do calor do local e sugerindo até de forma irônica que jacarés poderiam aparecer nas ruas.

Na última quinta-feira, Hart reacendeu a polêmica. "A gente está jogando no meio da selva, é uma coisa diferente para todos nós. Mas é um jogo de Copa do Mundo, e vamos lidar com o que for nesta Copa", declarou. 

Para evitar possíveis protestos dentro dos estádios, o código de conduta da Fifa para a Copa do Mundo prevê a proibição de cartazes, roupas com referências à ideologias e outros itens similares durante os jogos.

Desde a Copa das Confederações, o procedimento padrão da entidade é recolher qualquer tipo de cartaz. Na competição realizada no ano passado, as manifestações tomavam conta do País e muitos torcedores conseguiram entrar nos estádios com mensagens protestando contra a situação política do Brasil, o que não agradou a entidade máxima do futebol.

O Terra entrou em contato com a segurança do estádio sobre a censura ao cartaz e foi informada que esta é uma questão a ser respondida pela Fifa e o pelo Comitê Organizador Local (COL). Procurados pela reportagem, o departamento de comunicação respondeu que são normas já previstas no Código de Conduta do Torcedor no Estádio, publicado no site oficial da entidade.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade