PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Gre-Nal de momentos opostos pode definir campeão gaúcho

1 mai 2011 - 10h49
(atualizado às 10h50)
Compartilhar

Vermelho e azul. Falcão e Renato Gaúcho. Tudo tão diferente entre Inter e Grêmio. Apesar dos maiores rivais estarem em pontos semelhantes da temporada, vivem momentos distintos. Pouco importa, pois domingo é dia de Gre-Nal, no Beira-Rio. O jogo das 16 horas (de Brasília) decidirá o segundo turno do Campeonato Gaúcho, mas o resultado em campo irá além: norteará o futuro a curto prazo dos dois clubes.

Neste clássico a vantagem é gremista. Vencedor do primeiro turno, o time tricolor ficará automaticamente com o título gaúcho caso vença, no tempo normal ou nos pênaltis (em caso de empate), a partida deste domingo. O momento, entretanto é colorado. Mesmo sendo obrigado a triunfar nesta tarde para causar a realização de dois jogos decisivos, o ambiente é mais sereno.

Ao trocar 20 dias atrás Celso Roth por Paulo Roberto Falcão, o Inter mudou o seu ambiente interno e trouxe a torcida para o seu lado. Com o ídolo no comando, o time tem quatro jogos, três vitórias e um empate. No mesmo período, o Grêmio venceu uma vez, empatou outra e foi derrotado em duas oportunidades.

A última delas foi dolorida. Em casa, o time tricolor viu o Universidad Católica vencer a primeira partida das oitavas de final. O resultado inesperado abalou o ambiente gremista. Ser campeão neste domingo é visto como o primeiro ponto para aumentar a autoestima do time, que assim chegaria com força para o jogo no Chile.

Contrariando os números, o técnico Renato Gaúcho tem outro pensamento pela atual fase gremista. "Está tudo bem. Não tem cobrança, aqui existe diálogo. Não tem cobrança, o Grêmio vai muito bem, obrigado", garantiu, apesar da dispensa do meia Carlos Alberto na quinta-feira e da invasão do último treino pela torcida, que cobrou melhores resultados.

Problemas na escalação da equipe aparecem dos dois lados. No Inter, o goleiro Lauro e o volante Bolatti ficam fora. A primeira vaga é de Renan, a segunda será disputada entre Tinga e Wilson Matias. Na frente, Rafael Sobis pode perder espaço para Oscar.

No Grêmio, os lesionados Victor e Lúcio são ausências sentidas desde o meio da semana. A escalação deverá ser a mesma que perdeu para o Universidad Católica. Na frente, fases distintas.

O gremista Borges não vive bom momento. As críticas aparecem em maior quantidade e a expulsão na última terça-feira, pela Libertadores, o deixa na obrigação de uma boa atuação no Gre-Nal. Somente com gol, ele poderá reverter a sua situação. O atacante não marca há quatro jogos e seu retrospecto em abril foi de três gols em sete partidas.

No lado colorado, Leandro Damião vive fase oposta. Ele tem marcado gols de maneiras variadas, mas ir às redes em um clássico ainda é inédito. "Deve ser uma felicidade muito grande. Ficaria feliz só em ajudar a equipe lá na frente", comentou.

Momentos positivos, momentos negativos. Boa fase, má fase. Nada disso importa. Quando a bola começar a rolar será simplesmente o vermelho contra o azul duelando pela 385ª vez na história. Após o último apito, tudo pode mudar, e o resultado definirá novos rumos para os clubes.

FICHA TÉCNICA

INTER X GRÊMIO

Antes do Gre-Nal decisivo, torcida foi ao treino cobrar os jogadores do Grêmio
Antes do Gre-Nal decisivo, torcida foi ao treino cobrar os jogadores do Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Preview.com / Gazeta Press

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 1º de maio de 2011, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva

Assistentes: Autemir Hausemann e José Franco Filho

INTER: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga (Wilson Matias), D'Alessandro e Andrezinho; Oscar (Rafael Sobis) e Leandro Damião

Técnico: Paulo Roberto Falcão

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson (Neuton); Fábio Rochemback, Willian Magrão, Adilson e Douglas; Leandro e Borges

Técnico: Renato Gaúcho

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade