PUBLICIDADE
Logo do

Seleção Holandesa

Favoritar Time

Algoz de brasileros, técnico da Holanda enfrenta câncer agressivo

Van Gaal retornou à seleção holandesa e conduziu equipe a mais uma Copa do Mundo

3 abr 2022 23h44
| atualizado em 4/4/2022 às 08h08
ver comentários
Publicidade
Louis Van Gaal está com câncer de próstata
Louis Van Gaal está com câncer de próstata
Foto: Piroschka Van De Wouw / Reuters

Louis Van Gaal, técnico da seleção da Holanda, sofre de câncer na próstata. A revelação ocorreu, no domingo, durante um programa de TV na Holanda. O treinador, de 70 anos, disse que já foi submetido a 25 sessões de radioterapia.

"A possibilidade de você morrer de câncer de próstata não é tão grande. No geral, são as doenças relacionadas ao câncer que provocam a morte", disse o treinador, que já trabalhou no Ajax, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, entre outros clubes.

A revelação de Van Gaal foi feita em entrevista para a emissora Canal de TV holandês RTL4, quando da apresentação do documentário "Louis", sobre a vida do técnico.

"Tive a opção de me perguntar: 'Quero mostrar isso às pessoas ou não? Bom, acho que a doença e a morte são parte da vida", disse Van Gaal, de 70 anos. Ele afirmou que os atletas não sabiam do problema e que as sessões de radioterapia foram feitas após os treinos.

"Não disse isso às pessoas com quem trabalho, porque isso os afeta. Assim, pensei que não deveriam saber", explicou Van Gaal. "Eles me viam com as bochechas vermelhas e pensavam 'que cara saudável', mas não é o caso", completou o técnico.

Van Gaal disse que, para esconder o tratamento do público, entrava no hospital por uma porta dos fundos. "Claro, que contei para meus amigos e familiares, mas as pessoas próximas mantiveram o silêncio, e isso foi muito bonito."

Apesar da doença, Van Gaal garantiu que segue com a intenção de dirigir a Holanda na Copa do Mundo do Catar, na qual a seleção vai estar com Catar, Equador e Senegal no Grupo A.

Ao longo da carreira, o técnico holandês enfentou problemas de relacionamento com jogadores brasileiros. No ano passado, o lateral Rafael, atualmente no Botafogo, lembrou do período que trabalhou com Van Gaal no Manchester United e o que ouviu do treinador. E"u nunca recebi uma explicação. Quando Van Gaal chegou, ele apenas disse: 'Voce sai'. Eu recebi algumas explicações de outras pessoas e, até antes dele chegar, todos me diziam: 'Ele odeia brasileiros'", afirmou em entrevista ao The Athletic.

Na passagem pelo Barcelona, Van Gaal colocou Rivaldo no banco da equipe catalã. Na época, o camisa 10 do penta era o grande jogador da equipe da Catalunha.

*Com informações da Redação Terra

Estadão
Publicidade
Publicidade