Roger alcança aproveitamento de líder em 7 jogos no Grêmio
Com meta de pontos de 5 em 5 jogos, técnico colocou clube na disputa pela ponta do Brasileiro nas sete rodadas que esteve no comando
O método de projeção de pontos no Campeonato Brasileiro feito pelos técnicos é diversificado. Alguns estabelecem uma meta de conquista de pontos de três em três jogos. No caso de Roger Machado, do Grêmio, é de cinco em cinco. A vitória diante do Cruzeiro encerrou mais uma série.
Nas últimas cinco partidas, o Grêmio perdeu para o São Paulo e depois emendou quatro vitórias. A projeção era de conquistar nove dos 15 pontos. Acabou conquistando 12, portanto, as expectativas foram superadas.
“Divido o campeonato em blocos pequenos, vocês sabem. Iniciamos a segunda etapa do primeiro turno e estamos dentro do G-4. Isso nos deixa satisfeito porque basicamente, os resultados estão sendo conseguidos dentro do trabalho feito diariamente na compreensão e dedicação dos atletas”, comentou Roger sobre as dez primeiras partidas na competição, na qual o Grêmio se coloca em terceiro lugar, com 20 pontos.
Um novo “bloco” terá início diante do Santos, domingo, às 16h, na Vila Belmiro e termina com o confronto diante do Sport, na Arena do Grêmio, na 15ª rodada. A projeção para a manutenção da boa campanha pede de nove a dez pontos.
Além dos paulistas e pernambucanos, o Grêmio pega Chapecoense, Vasco e Flamengo. Serão três jogos fora e dois em casa.
Se a campanha do Grêmio é boa no campeonato como um todo, a análise fica ainda melhor se feita somente em cima dos jogos sob o comando de Roger. Foram cinco vitórias, um empate e uma derrota, o que dá um aproveitamento de 76,2 %, melhor do que o líder Sport, que tem 73,3 %.
“Evidentemente que uma campanha com esse percentual de aproveitamento é muito bom. Eu gosto muito dos números, gosto muito das estatísticas, mas eu procuro sempre analisar com bastante parcimônia, com muita tranquilidade é trabalhar muito”, destacou o técnico Roger Machado.