Técnico de seleção europeia fala sobre favoritismo na Copa do Mundo
Treinador espanhol prega humildade quando o assunto é Copa do Mundo. "Vamos ver quem pode ser campeão", afirmou em coletiva
Roberto Martínez, comandante de Portugal, não vê a seleção lusitana como uma das favoritas na Copa do Mundo 2026. O treinador de 52 anos entende que as equipes já campeãs do torneio chegam mais fortes.
"Já disse muitas vezes, acho que as seleções que já ganharam o Mundial é que podem ser favoritas. Uma das coisas importantes para ser campeão do mundo é o talento, e outra é a barreira psicológica de querer ganhar uma Copa do Mundo É um bom debate, é bom falar das seleções. Todos vão fazer pelo menos três jogos e será nesses três jogos que vamos ver quem pode ser campeão. Só há oito seleções do mundo que já ganharam o mundial e acho que são essas que podem considerar candidatas quando estão num bom momento de forma", argumentou o técnico de Portugal em coletiva.
Portugal disputará a Copa do Mundo como atual campeã da Liga das Nações e deve ter Cristiano Ronaldo no elenco. Além do camisa 7, outros craques fazem parte do time, como Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Bruno Fernandes.
Na última Copa, Portugal saiu para Marrocos nas quartas de final. Quatro anos depois, a seleção portuguesa tenta alcançar a decisão, algo inédito na história do torneio. O melhor resultado de Portugal foi em 1966, quando ficou em terceiro lugar.
"Para nós seria algo que nunca foi feito (vencer a Copa do Mundo), então vamos com muita humildade. Há muito talento, há muito compromisso dos jogadores e agora é procurar sacar o máximo de rendimento nesses três jogos para ver em que nível vamos estar", disse Roberto Martínez.
A preparação para a Copa do Mundo deste ano continua. Nesta terça-feira (31), os portugueses encaram os Estados Unidos, em Atlanta, no Mercedes-Benz Stadium. No mundial, CR7 & companhia enfrentam Colômbia, Uzbequistão e República Democrática do Congo ou Jamaica na fase de grupos.