PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Siga o líder: as estatísticas do São Paulo no primeiro turno

Aproveitamento dentro e fora de casa, quem mais jogou, os invictos, os reis das assistências... a liderança tricolor em números

21 ago 2018 - 18h12
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O São Paulo inicia nesta quarta-feira sua campanha no returno do Campeonato Brasileiro enfrentando o Paraná, às 19h30, no Durival Britto, em Curitiba. A missão é manter a boa performance apresentada na metade inicial do torneio para estar, ao fim da 38ª rodada, na mesma posição que a atual: à frente dos 19 concorrentes na tabela.

Como já se falou, o primeiro turno foi o melhor do clube na Era dos pontos corridos, iniciada em 2003, mas disputada no formato atual, com 20 clubes, a partir de 2006. Nem nas campanhas do tricampeonato (2006 a 2008), o time conseguiu atingir pontuação tão elevada quanto a da equipe de Diego Aguirre, que soma 41.

Com Aguirre, São Paulo atingiu sua maior pontuação em um primeiro turno
Com Aguirre, São Paulo atingiu sua maior pontuação em um primeiro turno
Foto: Divulgação / São Paulo / Estadão

Mas há outros números interessantes a respeito do líder do campeonato. Você sabe, por exemplo, quem mais jogou até aqui? A resposta a esta e outras perguntas estão reunidas abaixo:

Melhor dentro ou fora do Morumbi?

Invicto diante da torcida, o São Paulo foi o melhor mandante do primeiro turno em aproveitamento de pontos, ao lado do Internacional: sete vitórias e apenas dois empates (92,5% de aproveitamento). Também teve a melhor campanha como visitante: cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas (60% de aproveitamento).

Quantos jogadores Aguirre já utilizou?

Ao longo das 19 rodadas iniciais, o treinador uruguaio escalou 34 atletas. Ironicamente, os mais experientes foram os mais atuantes: Sidão (35 anos) e Nenê (37) disputaram 18 partidas. Ambos desfalcaram o time apenas uma vez, por suspensão. Outra curiosidade diz respeito a Liziero e Tréllez, os dois mais utilizados vindos do banco: entraram no decorrer de sete jogos. O atacante colombiano, por sinal, ainda está invicto. Das dez partidas de que participou, venceu seis e empatou quatro.

Quem são os artilheiros?

Esta é fácil e está na ponta da língua do torcedor: Nenê e Diego Souza fizeram 11 gols cada. Ao todo, o São Paulo balançou as redes adversárias 32 vezes, sendo que 18 jogadores diferentes já deixaram suas marcas.

E os principais 'garçons'?

O meia-atacante Everton já deu seis assistências e lidera o ranking desse quesito na competição, ao lado de Ricardo Oliveira, do Atlético-MG. No elenco, o segundo jogador mais generoso com os companheiros é o equatoriano Rojas, com quatro passes para gol (e ele chegou apenas em junho!).

Everton foi contratado junto ao Flamengo e caiu como uma luva no São Paulo
Everton foi contratado junto ao Flamengo e caiu como uma luva no São Paulo
Foto: Divulgação / São Paulo / Estadão

Quem é o talismã do time?

Definitivamente, o volante Jucilei, dono do melhor desempenho do elenco. Com ele em campo, o time conquistou 76,9% dos pontos. Em 13 jogos, foram nove vitórias, três empates e apenas uma derrota (para o Palmeiras, por 3 a 1, na nona rodada).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade