PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quem foi César Luis Menotti, técnico campeão do mundo com a Argentina em 1978?

Treinador também trabalhou ao lado de Maradona

6 mai 2024 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

Treinador campeão do mundo com a Argentina em 1978, César Luis Menotti faleceu no último domingo (6). A divulgação da morte do veterano de 85 anos foi feita pela Associação de Futebol da Argentina (AFA).

Foto: Lance!

Embora não tenha tido um grande destaque como jogador, El Flaco, como era conhecido, teve uma passagem rápida pelo Brasil, tendo vestido a camisa da Juventus-SP. No entanto, o profissional tornou-se referência como técnico.

O primeiro grande trabalho do treinador foi com o Huracán, onde permaneceu entre 1971 e 1974. Nesse período, o comandante conseguiu tirar o clube de 45 anos sem conquistar um título nacional e venceu o Campeonato Argentino em 1973. Inclusive, esse foi o último troféu na elite do país.

Devido ao grande trabalho com o El Globo, Menotti foi promovido a comandante da Argentina em 1975 visando a Copa do Mundo de 1978. E em casa, a lenda foi responsável pela primeira conquista da Albiceleste no maior torneio de futebol. E no ano seguinte, venceu o Mundial Sub-20 com os hermanos.

Referência em seu país, o treinador foi contratado pelo Barcelona, onde conquistou uma Copa do Rei, uma Copa da Liga Espanhola e uma Supercopa da Espanha. Após o período na Catalunha, o profissional passou por Peñarol, Boca Juniors, Atlético de Madrid, mas sem o mesmo sucesso em relação ao início de sua carreira.

RELAÇÃO COM MARADONA

Maior ídolo do futebol na Argentina, Maradona recebeu sua primeira oportunidade com a camisa da Albiceleste sob comando de Menotti. Juntos, os dois conquistaram a Copa do Mundo Sub-20, além de terem trabalhado juntos no Barcelona.

No entanto, a relação dos dois foi um pouco estremecida pelo fato do técnico não ter convocado o camisa 10 para o Mundial de 1978. Ainda assim, o Dios cravou que El Flaco foi o melhor treinador com quem trabalhou na carreira em uma entrevista dada em 1996.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade