Quem é a árbitra que tomou tapa na cara durante partida de futebol na Colômbia
Vanessa Ceballos é uma das mais jovens árbitras da Colômbia e já foi premiada pela Fifa
A árbitra colombiana Vanessa Ceballos, de 26 anos e premiada pela Fifa, foi agredida com um tapa no rosto por um jogador durante uma partida da terceira divisão, destacando sua carreira promissora e a necessidade de mais proteção para árbitras.
O futebol colombiano presenciou um episódio de violência após a árbitra Vanessa Mercedes Ceballos Pinto levar um tapa no rosto do jogador Javier Bolívar, do Real Alianza, após expulsá-lo durante uma partida da Primera C, equivalente à terceira divisão do campeonato nacional. O episódio trouxe visibilidade para a árbitra, que possui extensa carreira na área.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Aos 26 anos, Vanessa Ceballos carrega uma trajetória marcante na arbitragem. Natural de Bonda, distrito d cidade de Santa Marta, ela começou cedo no esporte e ganhou destaque. Tornou-se árbitra da Associação de Árbitros de Futebol de Magdalena ainda na adolescência e, com dedicação, consolidou sua carreira.
Em 2016, Vanessa entrou para o seleto grupo de árbitras reconhecidas pela Fifa, após ser aprovada em testes físicos, psicológicos e de conhecimento. Dois anos depois, foi convocada para o Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17, na Argentina, onde apitou partidas entre seleções como Chile, Bolívia, Uruguai e Venezuela.
Ceballos também acumulou experiência em torneios nacionais. Ela apitou jogos da Liga Águila Feminina e somou participações como árbitra principal e quarta árbitra em competições internacionais.
Considerada uma das árbitras mais jovens da Colômbia a alcançar espaço no cenário internacional, Vanessa foi premiada com a medalha da Fifa e é vista como promessa de longo futuro na arbitragem, com cerca de 15 anos ainda pela frente na função.
Enquanto conciliava a carreira esportiva, também investiu nos estudos, tendo cursado Educação Física, Recreação e Esportes na Universidade de Pamplona.
Santa Marta, na Colômbia, já deu ao futebol Carlos “El Pibe” Valderrama, e o distrito de Bonda tem Vanessa Ceballos como um dos grandes nomes femininos da arbitragem no país.
Agressão em jogo
O tapa em Vanessa ocorreu no Estádio Chelo Castro, em Aracataca, no departamento de Magdalena, e ganhou repercussão internacional após circular em vídeo nas redes sociais.
Na filmagem, é possível ver o momento em que Ceballos expulsa o atleta, que estava no banco de reservas, e, em seguida, é atingida no rosto. A árbitra deixa o apito cair e precisa ser contida por outros jogadores para não revidar.
Em nota, a Liga de Futebol Magdalena repudiou o episódio. “Não toleramos nenhum tipo de violência, principalmente contra as mulheres”, publicou a entidade que defende a criação de mecanismos mais eficientes que garantam a proteção das árbitras.
