Navarro, que acusa atleta do São Paulo de xenofobia, prestou queixa após saber que ato é considerado crime
De acordo com o Boletim de Ocorrência, jogador do Talleres estava muito abalado emocionalmente após o jogo. Caso foi registrado como racismo
Jogador Miguel Navarro, do Talleres, acusou Damián Bobadilla, do São Paulo, de xenofobia, registrando queixa após ser informado que ofensa é crime no Brasil; caso foi enquadrado como racismo.
O episódio de xenofobia, sofrido pelo lateral-esquerdo venezuelano Miguel Navarro, do Talleres-ARG, ganhou novo detalhes. O jogador o clube argentino acusa o volante paraguaio Damián Bobadilla, do São Paulo, de tê-lo chamado de "venezuelano morto de fome" em partida pela Libertadores, no Morumbis, na terça-feira, 27.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado por Navarro após o duelo, o jogador venezuelano chorou e manteve-se muito abalado emocionalmente também no vestiário. Ele foi consolado por colegas de clube e informado que a ofensa proferida por Bobadilla se tratava de um crime no Brasil. Assim, o atleta tomou a decisão de procurar os policiais militares para narrar o que havia acontecido e prestar queixa. A Polícia Civil registrou o caso como racismo.
A ofensa de Bobadilla para Navarro aconteceu aos 42 minutos do 2º tempo. Após o segundo gol do São Paulo, Bobadilla foi acusado por Navarro de tê-lo ofendido de maneira xenofóbica. O jogador venezuelano começou a chorar ainda no gramado, ameaçou deixar o jogo, mas foi convencido pelo árbitro Piero Maza, do Chile, a ir até o fim da partida, já que não havia mais possibilidades de substituição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No final do duelo, ao deixar o campo, Navarro declarou: "Não quero falar, quero ir para casa. Ele sabe o o que disse". Ressalta-se que no Código Penal brasileiro não existe um artigo específico para o “crime de xenofobia”. Porém, a xenofobia pode ser enquadrada como crime de racismo, segundo a Lei nº 7.716/1989. A lei federal estabelece que ""serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.