Zagueiro Nino é disputado por dois gigantes do Brasileirão; confira
Clube mantém vantagem na corrida, mas vê o rival avançar por defensor que deve deixar o Zenit
Fluminense e Cruzeiro se posicionam para tentar a contratação do zagueiro Nino, visto como peça negociável no Zenit, da Rússia. A informação foi confirmada pelos jornalistas Bruno Andrade e Felipe Silva, da ESPN Brasil.
O Tricolor das Laranjeiras segue na frente. O jogador já manifestou a pessoas próximas que, caso volte ao Brasil, sua preferência é vestir novamente a camisa do Fluminense.
Tanto que há um acordo verbal entre as partes, embora o clube carioca tente reduzir a pedida do Zenit, que gira em torno de 10 milhões de euros (R$ 63 milhões). O valor é bem superior aos 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões, à época) que os russos desembolsaram no início de 2024.
Nos últimos dias, porém, o Fluminense ganhou um concorrente de peso. O Cruzeiro sinalizou interesse e avalia formalizar uma proposta.
A investida tem relação direta com o interesse do Zenit em Jonathan Jesus, outro defensor, de 21 anos. A equipe russa já apresentou duas ofertas ao clube mineiro e enxerga o negócio como parte do seu planejamento de reposição.
A eventual saída de Nino também passa por motivos pessoais. A situação envolvendo seu filho, Antonio, influencia a decisão do zagueiro sobre a possibilidade de retornar ao país.
Dentro de campo, Nino manteve protagonismo em São Petersburgo: foi titular em 14 partidas nesta temporada, sendo 12 pelo Campeonato Russo, e soma, desde sua chegada em 2024, 35 jogos, com dois gols e duas assistências.
O Zenit, por sua vez, busca se reorganizar. A diretoria trabalha para renovar o elenco com jovens sul-americanos que possam gerar retorno técnico e financeiro. Além disso, precisa reduzir a quantidade de estrangeiros até 2026.
Aos 28 anos, Nino é o segundo brasileiro mais velho da equipe, atrás apenas de Douglas Santos (31). O grupo ainda conta com Wendel (28), Gerson (28), Gustavo Mantuan (25), Luiz Henrique (24) e Pedro (19).
Enquanto o impasse segue, Fluminense e Cruzeiro miram seus compromissos pela Copa do Brasil. O Tricolor enfrenta o Vasco, no Maracanã, no domingo (14), às 20h30. A Raposa encara o Corinthians, fora de casa, no mesmo dia, às 18h.