Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Libertadores

Terra faz levantamento dos pênaltis a favor do Flamengo

12 abr 2010 - 13h01
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Murilo Borges

A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo, pela semifinal da Taça Rio, mostrou uma tendência em jogos do Flamengo desde o início de 2009: a marcação de pênaltis a favor do time rubro-negro. Segundo dados do Footstats, o time carioca possui um pênalti a cada 3,5 jogos. Foram 24 penalidades máximas em 85 jogos, contando Campeonato Carioca (2009 e 2010), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Destes, dez foram duvidosos.

O número é bastante alto, considerando, por exemplo, o São Paulo, principal rival rubro-negro no último Nacional. O time paulista disputou 92 partidas desde janeiro do ano passado e teve nove pênaltis marcados (média de um pênalti a cada dez partidas, aproximadamente). Já o Botafogo, no mesmo período, disputou 84 partidas e teve 17 pênaltis (média de um pênalti a cada cinco jogos).

No quesito, o Flamengo é o time brasileiro com maior número de pênaltis na atual Libertadores (dois, ao lado do Cruzeiro). No Carioca, o time rubro-negro é o terceiro, com sete, atrás de Botafogo (dez) e Fluminense (oito). Já no Brasileiro do ano passado, o Fla terminou como terceiro time com mais pênaltis, com nove, atrás apenas de Náutico (12) e Cruzeiro (11).

Confira a lista de pênaltis a favor do Flamengo:

Bangu 1 x 2 Flamengo - Campeonato Carioca

Lance discutível. A partida estava 1 a 0 para o Bangu, quando Josiel invadiu a área e, na hora de chutar, caiu no chão. O árbitro alegou que o zagueiro adversário calçou o atacante. Na cobrança, Marcelinho Paraíba converteu e iniciou a virada rubro-negra.

Flamengo 4 x 2 Madureira - Campeonato Carioca

Pênalti claro. Após cruzamento pelo lado direito, o zagueiro do Madureira tocou com a mão na bola e impediu a finalização de Josiel. Juan bateu e confirmou a vitória.

Americano 0 x 1 Flamengo - Campeonato Carioca

Pênalti duvidoso. Após chute, a bola bate na mão de um dos zagueiros do Americano. No entanto, o defensor não tem a intenção de tocá-la, já que não consegue desviar com a mão. Juan bateu bem e confirmou a vitória do Flamengo.

Flamengo 2 x 2 Botafogo - Campeonato Carioca

Lance discutível. Juan invade a área e Alessandro, do Botafogo, faz a jogada ombro a ombro. O lateral rubro-negro cai e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, Juan converte e abre o placar para o Flamengo, na primeira partida da decisão do Estadual.

Fortaleza 0 x 3 Flamengo - Copa do Brasil

Pênalti indiscutível. Juan invade a área pelo lado esquerdo, finta o zagueiro e é calçado por baixo. Na cobrança, o lateral marca novamente e encaminha a classificação carioca na Copa do Brasil.

Flamengo 4 x 0 Inter - Campeonato Brasileiro

Pênalti claro. A partida já estava ganha (o Flamengo vencia por 3 a 0), quando Léo Moura foi lançado por Juan, invadiu a área e foi puxado por um dos zagueiros do Internacional. Na cobrança, Adriano deslocou Lauro e completou a goleada por 4 a 0.

São Paulo 2 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro

Discutível. Adriano abriu o placar para o Flamengo, numa falha de Denis, e ampliou num pênalti muito discutido. O atacante invadiu a área pelo lado direito e, antes de ser derrubado, quase arrancou a camisa de Jean Rolt. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Adriano.Flamengo 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro

A partida inteira foi polêmica. No primeiro tempo, o árbitro não marcou um pênalti em cima do palmeirense Edmilson, quando o jogo estava 1 a 0 para o Palmeiras. Na etapa final, Adriano foi puxado por Danilo dentro da área e caiu. O árbitro assinalou pênalti, convertido pelo então camisa 9. No fim, a arbitragem anulou gol de Adriano, alegando impedimento. O lance também foi duvidoso.

Goiás 3 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro

Pênalti claro. Adriano recebe dentro da área e é puxado pelo zagueiro. O árbitro marcou e o atacante marcou o primeiro do time rubro-negro. Ainda nesta partida, no primeiro tempo, Léo Lima marcou um gol irregular, ao fazer falta em cima de um dos zagueiros do Flamengo.

Flamengo 3 x 0 Santo André - Campeonato Brasileiro

Léo Moura converteu um pênalti que de fato existiu na vitória por 3 a 0 sobre o Santo André. Petkovic lançou Zé Roberto, que invadiu a área e só foi parado pelo goleiro Neneca, que o derrubou. Pênalti claro.

Flamengo 2 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro

Pênalti claro. Jorge Wagner chutou a perna direita de Willians e o árbitro, em cima do lance, assinalou bem. A reclamação são-paulina aconteceu depois, já que Rogério Ceni defendeu a primeira cobrança de Petkovic. O árbitro mandou voltar por invasão de área. Na segunda cobrança, o sérvio empatou o jogo.Corinthians 0 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro

Pênalti existente. Paulo André empurrou Leonardo Moura no lado direito da área corintiana. Na cobrança, o lateral aproveitou a "ajudinha" de Felipe, que, em protesto, sequer pulou na bola. O gol garantiu também a liderança do Campeonato Brasileiro ao time carioca, a uma rodada do fim.

Flamengo 3 x 2 Americano - Campeonato Carioca

Pênalti claro. Kléberson recebe de Leonardo Moura e levanta a bola na área, em direção a Adriano. O atacante, porém, é puxado e derrubado pelo marcador, que o impede de chegar à bola. Na cobrança, Adriano converte abre o placar para o time rubro-negro.

Flamengo 5 x 3 Fluminense - Campeonato Carioca

Pênalti duvidoso. No primeiro tempo, o árbitro já marcou um pênalti duvidoso de Ronaldo Angelim em cima de Alan, convertido por Conca. Na etapa final, Juan recebeu pela esquerda e, ao perceber o carrinho do jogador do Flu, se jogou dentro da área. O árbitro marcou pênalti, mais uma vez convertido por Adriano.

Macaé 1 x 4 Flamengo - Campeonato Carioca

Pênalti claro em cima de Willians. O volante pedalou em cima do marcador e, ao cortar para o meio da área, foi calçado. Na cobrança, Vágner Love bateu no meio do gol e abriu o caminho para a goleada.

Caracas 1 x 3 Flamengo - Copa Libertadores

Pênalti claro. Após cruzamento da direita, Petkovic tenta o chute de primeira, mas a trajetória da bola é interceptada pelo zagueiro do Caracas, que põe a mão na bola. Na cobrança, Love abre o marcador.

Flamengo 1 x 0 Vasco - Campeonato Carioca

Pênalti inexistente. Vinícius Pacheco recebe lançamento, adianta a bola e é travado por Fernando Prass, na bola. O árbitro marca pênalti, bem convertido por Adriano. Do outro lado, Dodô perdeu os dois pênaltis que o Vasco teve a seu favor.

Flamengo 2 x 1 América - Campeonato Carioca

Pênalti claro. Vágner Love é lançado em velocidade e, na hora do chute, recebe o puxão do zagueiro. Adriano cobra e, novamente, marca para o time carioca.

Friburguense 0 x 3 Flamengo - Campeonato Carioca

Pênalti duvidoso. Michel fez boa jogada pela esquerda e invadiu a área. O árbitro viu um empurrão do zagueiro em cima do meia, que desabou. Na cobrança, Dênis Marques, com direito à paradinha, fez o gol.

Flamengo 2 x 1 Vasco - Campeonato Carioca

Pênalti duvidoso. Léo Moura invade a área pelo lado direito, divide com Márcio Careca e cai na área. O árbitro assinala mais um pênalti. Vágner Love, com bastante calma, desloca Fernando Prass e confirma vaga do time rubro-negro na final da Taça Rio.

Após converter pênalti, Vágner Love celebra gol que mantém sonho do tetra flamenguista
Após converter pênalti, Vágner Love celebra gol que mantém sonho do tetra flamenguista
Foto: Marino Azevedo/VIPCOMM / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra