Reunião decide volta de mexicanos à Libertadores em 2010
Allen Chahad
Direto de Nassau
Uma reunião entre o presidente da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán, e os dez representantes das federações nacionais da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), nesta terça-feira, em Nassau, decidiu pela volta dos clubes mexicanos à Copa Libertadores 2010.
Os clubes mexicanos desistiram da participação nas oitavas-de-final da edição deste ano. Com o surto da gripe suína no país, duas partidas (Chivas x São Paulo e San Luis x Nacional) foram canceladas. A Conmebol decidiu que a classificação seria disputada em partida única no Brasil e no Uruguai, mas os mexicanos preferiram se retirar.
Os clubes mexicanos se sentiram menosprezados e anunciaram a saída da competição se não houvesse uma retratação. A paz foi selada no encontro de hoje durante a realização do 59º Congresso da Fifa, na capital das Bahamas.
"Não foi culpa dos clubes, das federações ou de ninguém. Foi uma circunstância que levou ao problema. Se havia algum mal-entendido, tudo foi resolvido hoje", declarou o paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol.
Os clubes mexicanos participam como convidados da Libertadores, já que o país não faz parte da América do Sul. A competição serve de classificação para o Mundial de Clubes de Fifa, que reúne os campeões de cada região e neste ano será disputado em Dubai.
Por isso, existe um acordo para que, no caso de um mexicano chegar à final da Libertadores, a segunda partida será sempre na casa do outro time, que também terá classificação automática para o Mundial mesmo com o vice-campeonato.
Para buscar uma vaga no Mundial, os clubes mexicanos já disputam o campeonato com os melhores do Caribe, América Central e América do Norte.
A decisão de hoje também define a participação dos clubes mexicanos na Copa Sul-Americana deste ano, que será realizada no segundo semestre. Para completar, a confederação sul-americana já fez o convite à seleção mexicana para a Copa América de 2011, que será disputada na Argentina.