Pai aos 11 anos e gesto xenofóbico: quem é o jogador que perdeu pênaltis contra o São Paulo
Edwin Cardona contribuiu para que o Soberano levasse a decisão pela vaga nas quartas da Libertadores ao MorumBis com o placar zerado
O jogador Edwin Cardona, principal nome do Atlético Nacional, perdeu dois pênaltis contra o São Paulo na Libertadores e acumula polêmicas dentro e fora do campo, como gestos xenofóbicos, paternidade aos 11 anos e incidentes envolvendo embriaguez ao volante.
O São Paulo fez a lição de casa e levou a decisão pela vaga nas quartas de final da Copa Libertadores ao MorumBis com o placar zerado. No jogo de ida, na noite de terça-feira, 12, o Tricolor empatou sem gols contra o Atlético Nacional em Medellín, na Colômbia. A partida teve como destaque negativo o meia Edwin Cardona, que desperdiçou dois pênaltis a favor do time colombiano.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar da partida ruim no estádio Atanasio Girardot, o meia é considerado o principal jogador do elenco verdolaga. Formado nas categorias de base do Atlético Nacional, Cardona fez carreira em passagens por clubes do México e Argentina e com a camisa da seleção colombiana, até que retornou à equipe de Medellín em 2024, quando se tornou um dos protagonistas do time.
Dentro e fora dos gramados, o meio-campista acumula curiosidades e polêmicas. Em dezembro de 2024, Cardona publicou uma foto em que celebrava o aniversário de Ana Cardona, sua filha mais velha, que completava 21 anos. O jogador, por sua vez, tem 32 anos de idade.
De acordo com a imprensa local, o jogador teve a primeira filha com 11 anos de idade. Sua esposa, Caro Cardona, tinha 14 anos à época da gravidez. O casal ainda tem outros dois filhos, Maria, de 14, e Emiliano, de 11.
Ainda fora de campo, Edwin Cardona se envolveu em polêmica ao ser detido por embriaguez ao volante na Argentina, à época em que jogava pelo Racing.
O jogador foi autuado e teve o carro apreendido, em outubro de 2022, após passar por exame de etilômetro, que detectou 1.81 grama de álcool por litro de sangue, acima do limite permitido. Ele também teve que participar de uma palestra com familiares de vítimas de acidentes de trânsito.
Nos gramados, Cardona foi acusado de xenofobia após um lance em um amistoso entre as seleções da Colômbia e da Coreia do Sul, em novembro de 2017. Com o placar a favor dos coreanos, já no segundo tempo, James Rodríguez se envolveu em confusão com os adversários e foi derrubado.
Cardona, por sua vez, se envolveu na briga e passou a discutir, chegando a puxar a pálpebras dos olhos com os dedos, gesto que foi considerado pela Fifa como 'preconceituoso'. Ainda que o árbitro não tenha flagrado o momento durante o jogo, o gesto recebeu centenas de críticas após a partida e a entidade agiu contra o jogador, punindo-o com o afastamento em cinco partidas internacionais, além do pagamento de multa de 22 mil francos suíços (R$ 64 mil, na cotação da época).
O São Paulo volta a enfrentar o Atlético Nacional, no MorumBis, na próxima terça-feira, 19, às 21h30, na decisão pelas oitavas de final da Copa Libertadores.