Em final reeditada da Libertadores, Palmeiras e Flamengo contam com coincidências para sonhar com tetra
Bola rola para a grande decisão continental às 18h (horário de Brasília) de sábado, 29, no Monumental da Lima, no Peru
Palmeiras e Flamengo se enfrentam no próximo sábado (29) na final da Libertadores 2025, no Monumental de Lima, em uma reedição da decisão de 2021, com ambas as equipes vivendo coincidências históricas das edições em que conquistaram o título.
Déjà vu? Não, não se trata de uma reexibição da final de 2021: no sábado, 29, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar na grande decisão da Copa Libertadores e contam com 'coincidências' para sonhar com a taça e se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro do principal torneio da América do Sul.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Ambas as equipes chegam para a final em contextos semelhantes às edições em que levantaram o caneco -- Palmeiras em 1999, 2020 e 2021, Flamengo em 1981, 2019 e 2022. O Terra separou algumas das coincidências que podem ajudar os torcedores a sonhar com uma nova conquista.
Palmeiras
Campanha ruim no Brasileirão
Além da ansiedade provocada pela final da Libertadores, o torcedor do Verdão também amarga uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. Após a derrota por 3 a 2 diante do Grêmio, a equipe paulista chegou a cinco jogos sem vencer na competição nacional, praticamente se despedindo da briga pelo título.
Por outro lado, o cenário é muito parecido com o vivido em 2021: na ocasião, o Palmeiras chegou à final -- justamente contra o Flamengo, que tinha para si o favoritismo -- vindo de quatro partidas sem vencer no Brasileirão. Com a pressão do outro lado, coube a Raphael Veiga e Deyverson marcarem os gols que asseguraram o tricampeonato Alviverde.
Encontro com o River Plate
Se alguns clubes 'tremem' pela tradição do time argentino, para o Palmeiras, o confronto é sinônimo de título. Isto se dá porque o Verdão venceu o Millonario ao longo de duas de suas três campanhas vitoriosas, cenário que se repete em 2025.
Em 1999, o Palmeiras teve de reverter a derrota na Argentina e levou a vaga na final após despachar o River por 3 a 0 no jogo de volta da semi, em São Paulo. Em 2020, o contrário aconteceu: após vencer por 3 a 0 no país vizinho, o clube paulista quase foi às penalidades após perder por dois gols no jogo de volta, em São Paulo.
No reencontro pela edição de 2025, o Palmeiras levou os dois jogos, pelas quartas de final, com o placar agregado em 5 a 2, sem dar margem para o adversário reverter.
Troca de goleiros
A meta do Verdão vive situação delicada na atual temporada, semelhante ao que aconteceu em 1999, ano da primeira conquista: naquela ocasião, o goleiro titular Velloso se lesionou durante a campanha continental, dando lugar ao então reserva Marcos.
O que aconteceu depois entrou para a história, já que Marcos -- que depois viria a ser 'santificado' pela torcida -- foi o nome da primeira conquista do Palmeiras na Libertadores. Em 2025, o titular Weverton deu lugar a Carlos Miguel após sofrer uma fissura em um osso da mão direita. No entanto, o veterano poderá estar entre os relacionados por Abel Ferreira.
Flamengo
Rival como líder geral da fase de grupos
Assim como em 2019, o Flamengo viu o Palmeiras encerrar a fase de grupos como líder geral. Na ocasião, o Verdão levou a classificação com 15 pontos, liderando a tabelo pelo saldo de gols. Já para o Rubro-Negro, o mata-mata veio com dificuldade, com três times empatados com 10 pontos e desempate por saldo de gols.
No entanto, o Palmeiras se despediu da competição já nas quartas de final, diante do Grêmio, pelo critério de desempate do gol fora de casa. Por outro lado, o Fla se recuperou do início complicado e levou a final por 2 a 1 contra o River Plate, justamente no Monumental de Lima.
O cenário é semelhante ao deste ano, com o Verdão se classificando na liderança geral e com 100% de aproveitamento na fase de grupos, enquanto o Flamengo avançou na segunda colocação de seu grupo, que teve três times empatados com 11 pontos.
Encontro com o Internacional
O roteiro de 2025 também se 'inspira' no de 2019 graças ao reencontro entre Flamengo e Internacional pelo mata-mata da Libertadores. Por ocasião da conquista do bi, o Rubro-Negro enfrentou o Colorado de Porto Alegre e levou a melhor, pelas quartas de final, por 3 a 1 no agregado.
Cortando para 2025, o Flamengo também superou o Inter, mas desta vez por 3 a 0 nas oitavas de final. O palco dos jogos também seguiu a mesma ordem em ambas as edições: Maracanã, na ida, e Beira-Rio na volta.
Chegada de reforço 'específico'
Ainda comparando com o título de 2019, o Flamengo contou com a chegada de um reforço com características bem específicas no meio da temporada: um jogador catarinense ex-Chelsea. Naquela ocasião, foi Filipe Luís, que ainda ajudou na conquista de 2022, e hoje é o treinador do Rubro-Negro.
Em 2025, o Flamengo trouxe Jorginho como reforço imediato para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O meia, inclusive, estava entre os relacionados dos Blues que venceram o Palmeiras no Mundial de Clubes de 2021.

