0

Presidente da Fifa confirma que Mundial de Clubes não será disputado em 2020

18 set 2020
22h07
atualizado às 22h07
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes não será disputado em 2020. A competição, que seria realizada no Catar no fim do ano, deverá ser organizada no mesmo local no início de 2021. A já esperada decisão foi tomada por conta dos impactos da pandemia de coronavírus no calendário internacional.

"Algumas confederações não vão concluir seus torneios continentais de clubes neste ano, então não será possível manter o plano original. Mas estamos conversando sobre fazer no Catar no começo do ano que vem. Há algumas situações que são mais importantes do que futebol, com a saúde, e temos que levar isso em consideração", disse Infantino durante a 70ª edição do congresso anual da Fifa.

A competição de 2021 será a última no formato utilizado desde 2005, com sete clubes participantes - um representante do país-sede e mais os campeões de cada continentes. O novo torneio, que contará com 24 equipes, ainda não tem data para ocorrer e gerou críticas por parte da Conmebol e Uefa. Gianni Infantino, no entanto, garantiu que não existem problemas com as duas principais confederações continentais.

"O calendário atual está valendo até 2024. Neste ano e no próximo vamos ter que decidir que o acontece a partir de então. Nós quisemos deixar o calendário de 2021 para Euro e Copa América. Mas queremos que eles também participem do Mundial de Clubes. Nossa relação hoje é muito próxima, tivemos muitas reuniões de nível operacional. Vamos ter janelas maiores para seleções, menos jogos e jogos mais relevantes. Tudo isso vai ser debatido e discutido", concluiu o presidente da Fifa.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade