Porto vence Farense em jogo com homenagens a Pinto da Costa
Duelo no Faro termina 1 a 0 para os portistas. Ex-presidente do clube entre 1982 e 2024, que morreu neste sábado, é muito lembrado
Neste domingo, 16/2, em jogo com homenagens a Pinto da Costa, ex-presidente do Porto entre 1982 e 2024, os portistas venceram o Farense por 1 a 0. O gol foi de Francisco Moura no segundo tempo. Assim, o resultado leva o Porto aos 46 pontos, consolidando a terceira colocação. Mas o Farense, com 15 pontos, segue na zona de rebaixamento, em penúltimo. Jogo também teve uma grave lesão de Vasco Souza, do Porto, após entrada violenta de Zé Carlos, que foi expulso.
Pinto da Costa morreu neste sábado aos 87 anos, vítima de câncer na próstata. Foi lembrado com uma bonita homenagem antes do jogo, com um minuto de silêncio e aplausos das duas torcidas. O ex-presidente comandou o Porto por 42 anos e é o dirigente que mais títulos conquistou na história do esporte. Afinal, foram 69 títulos no futebol (incluindo duas Champions e dois Mundiais, em 1987 e 2004). E mais de 2.000 troféus em todas as modalidades disputadas pelo clube.
Como foi a vitória do Porto
O primeiro tempo foi uma decepção ofensiva. Afinal, nenhum chute foi direcionado ao gol. O Porto nada fez de produtivo.Contudo, o Farense ao menos teve um chute perigoso de PV e uma finalização de bicicleta de Njie, ambas para fora. De relevante, apenas as homenagens da torcida do Porto a Pinto da Costa, que gritava o nome do ex-presidente e exibia bandeiras com a imagem do cartola e cachecóis com o seu nome.
No segundo tempo, ao menos houve maior emoção. Aos três minutos, Fábio Vieira cobrou falta pela direita e Francisco Moura escorou de cabeça, marcando o gol do Porto. Enfim, a primeira finalização no alvo de uma das equipes durante toda a partida.
Os times buscaram o ataque, com o Porto mais efetivo nas finalizações (11 a 6) e com 70% de posse. Ainda assim, o Farense só não empatou aos 36 minutos por causa de uma defesa espetacular de Diogo Costa em cabeçada de Claudio Falcão. Nos acréscimos, no último lance do jogo, o portista Vasco levou uma entrada violentíssima de Zé Carlos. Saiu com suspeita de fratura na perna direita. E Zé Carlos expulso. Assim, mais três pontos para um time em crise e que nos últimos nove jogos tinha uma vitória.
Jogos da 22ª rodada do Português
Sexta-feira (14/2)
Boavista 0x1 Estrela Amadora
Sábado (15/2)
Moreirense 3×1 Casa Pia
Nacional 0x1 Estoril
Santa Clara 0x1 Benfica
Sporting 2×2 Arouca
Domingo (16/2)
Rio Ave 1×1 Aves SAD
Farense 0x1 Porto
Vitória de Guimarães x Braga - 17h30
Segunda-feira (17/2)
Gil Vicente x Famalicão - 17h15
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.