Marc Wilmots é efetivado como técnico da seleção da Bélgica
Marc Wilmots foi efetivado nesta quarta-feira como técnico da seleção da Bélgica pelos próximos dois anos, após ter exercido o cargo interinamente no último mês. O ex-atacante, 43 anos, comandou a equipe em duas partidas e não conseguiu nenhuma vitória. Sob o comando dele, os belgas empataram com Montenegro em 2 a 2, jogando em Bruxelas, e depois caíram diante da Inglaterra, por 1 a 0, em Wembley, partida essa em que a equipe visitante foi muito elogiada.
» Apostas, manipulações e subornos: relembre escândalos da Itália
» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa
O novo comandante sucede George Leekens, que causou surpresa deixou a seleção do país para treinar o Club Brugge, atual vice-campeão nacional e que disputará a próxima edição da Liga dos Campeões.
A principal missão de Wilmots é classificar a Bélgica para a Copa do Mundo de 2014. A última vez que a seleção disputou torneio de alto nível foi em 2002, no Mundial da Coreia do Sul e Japão, quando caiu nas oitavas de final, diante do Brasil. O novo técnico, aliás, foi o artilheiro belga no torneio, com três gols.
A Bélgica faz parte do grupo A das Eliminatórias Europeias, junto com País de Gales, Escócia, Sérvia, Croácia e Macedônia. Para o novo técnico, o grupo é muito difícil. Wilmots afirmou que qualquer equipe "pode acabar em primeiro ou em último".
O primeiro jogo oficial em que o ex-atacante estará à frente de sua seleção em amistoso com a Holanda, no dia 15 de agosto. Em 7 de setembro, a Bélgica visitará o País de Gales para começar sua corrida pela qualificação no Mundial.
O ex-atacante teve carreira de sucesso, se tornando ídolo em equipes como Standard de Liège, Bordeaux e Schalke. Neste último, onde atuou duas vezes e encerrou a carreira, fez um dos gols na final da Copa da Uefa, temporada 1996/97, contra a Inter de Milão. Ao todo, jogou 70 partidas com a seleção belga, marcando 28 gols.
Como técnico, começou interinamente no próprio time alemão, e depois comandou o Sint-Truiden, da Bélgica. Desde 2010 era o auxiliar da seleção do país.
Liga Europa
O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.